Relações com Investidores
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
RI-Botao Sala do Acionista RI-Botao Downloads
Outros Sites
Relações com Investidores
Home Relações com Investidores 
Perguntas Frequentes


Como faço para receber dividendos e JCP do BB?

Os acionistas correntistas com ações na Instituição Depositária BB, podem fazer a opção por crédito em conta corrente ou poupança ouro. Para tal, é preciso fazer uma requisição diretamente junto a uma Agência do Banco do Brasil.

Já os acionistas não correntistas poderão receber diretamente no caixa, em qualquer agência, apresentando seus documentos de identificação.

O BB, por questões estratégicas não faz pagamento de rendimentos em outros bancos.


Qual a periodicidade do pagamento da remuneração ao acionista?

Trimestral.


Como faço para saber a posição de um parente acionista falecido?

O herdeiro ou representante legal, deverá comparecer a uma Agência do BB munido de seus documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999), além do documento que o qualifica como representante do espólio (alvará judicial, escritura pública de partilha, formal de partilha ou assemelhados) e documentos do acionista falecido (identidade, cpf , comprovante de residência e certidão de óbito).

Lembramos que por questões de sigilo bancário essas informações não podem ser fornecidas por email ou telefone.


Como transferir ações da Instituição Depositária BB para uma corretora?

O acionista deverá obter um extrato atualizado de sua posição de ações em qualquer agência do BB e encaminhar-se a sua corretora que tomará os procedimentos necessários à transferência.


Tenho cautelas/certificados de ações BB. Como faço para saber quanto elas valem e como convertê-las em ações nominativas escriturais?

Se as ações forem do tipo NOMINATIVAS (preferenciais ou ordinárias) as mesmas já foram convertidas e os certificados não possuem mais valor.

Caso sejam do tipo AO PORTADOR, o proprietário deverá comparecer a uma agência do BB, munido de documentos pessoais (Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999) e das cautelas originais para convertê-las para o tipo nominativa. Após o processo de conversão, que dura em média 60 dias, o acionista poderá apurar seu saldo. É devido os últimos 3 anos de rendimentos que ficarão a disposição do acionista para recebê-los. 


Como posso saber a cotação das ações do BB?

Para saber a cotação das ações do BB, pode-se consultar no próprio site do BB ( www.bb.com.br ) – Compra e Venda de Ações, em qualquer site de corretora, ou site da Bovespa (
www.bovespa.com.br)


Como consultar meu saldo de ações, dividendos a receber / recebidos ou extrato para imposto de renda?

Além de qualquer agência do BB, pode-se utilizar a Internet. Nesse caso, existem duas situações distintas:

1) Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e for correntista BB: Acessar a conta corrente pela internet – clicar em EXTRATOS/SALDOS – AÇÕES. QUANTIDADE – se obtém a quantidade de ações. VALORES – se obtém os dividendos pagos ou a receber.

2) Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e NÃO for correntista BB: Acessar o site: www.bb.com.br/ri – SALA DO ACIONISTA. Ali tem as informações para cadastramento de senha (que deverá ser liberada em uma Agência do BB, com apresentação dos documentos de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999). Munido de senha, o acionista pode consultar as informações diretamente no site.


O que são Bônus C?

Os Bônus C são títulos negociáveis, ou seja podem ser comprados ou vendidos em Bolsa de Valores até seu vencimento, que incorporam um direito de subscrição de ações. Para exercer esse direito de subscrever as ações do BB, é necessário o pagamento do preço de subscrição das ações. O próximo exercício de subscrição do Bônus C está previsto para 31/03/2011 a 30/06/2011.


Comprei ações do BB e nunca as movimentei. Em consulta ao extrato verifiquei uma quantidade diferente da aquisição. Qual o motivo?

As ações sofrem eventos societários tais como: grupamentos, desdobramentos, bonificação, entre outros. Esses eventos modificam a quantidade, sem contudo alterar o capital do acionista. Caso haja dúvidas o acionista pode solicitar uma evolução acionária em qualquer agência do BB.


Como atualizar meu cadastro?

Quando as ações estão na Instituição Depositária BB, é necessário que, sempre que haja alteração de endereço, seja fornecido um comprovante de residência atualizado. Isso é fundamental para recebimento das correspondências obrigatórias (extrato de movimentação, informes de imposto de renda, etc...). Apresente, também, identidade, CPF e comprovante de renda recente.


Como proceder em caso de falecimento?

Os herdeiros deverão constituir cadastro no BB, caso ainda não tenham, assim como o representante do espólio.

O acionista falecido deverá ter seus dados básicos atualizados (identidade, CPF e comprovante de residência) junto ao BB e deverá ter seu CPF regular junto a Receita Federal (Instrução Normativa 864 de 25 de julho de 2008 da Receita Federal do Brasil).

Deverão ser apresentados ainda a certidão de óbito e o documento de transferência / venda de ações: Alvará judicial, formal de partilha e/ou escritura pública de partilha.


Minha empresa tinha ações do BB, mas o CNPJ foi baixado. Como proceder?

O representante legal da empresa deve apresentar o distrato social ou assemelhado, que informa quem representará ativos ou passivos da empresa após seu encerramento. De posse desse documento, do documento que comprove a baixa do CNPJ e dos documentos do representante legal, deve-se comparecer a uma agência do BB para se transferir as ações e rendimentos para o beneficiário.


Informe de Rendimentos de Ações para IR

Clique aqui

 
 pvmlportalbb003_portalBB
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...