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Limites personalizados


No Banco do Brasil, os clientes possuem limites de saque, pagamentos e transferências personalizados, adequados às suas necessidades. Os valores são definidos automaticamente e de forma periódica, sempre com base na movimentação financeira observada em cada conta. Com limites individualizados, os clientes BB contam com maior comodidade e segurança.



Informações importantes

  • Limites de Movimentação Financeira são os valores máximos, diários e mensais, definidos para as transações de saque, pagamentos e transferências realizadas nos canais de atendimento. Têm como principal objetivo, proporcionar segurança nas transações bancárias dos clientes Pessoa Física.
  • Os canais de atendimento que estão sujeitos às regras de Limites são Internet, Caixas Eletrônicos, Central de Atendimento Banco do Brasil – CABB, Correspondentes Bancários, Banco 24 Horas, Banco Postal e Lotéricas.

A definição dos novos limites ocorrerá automaticamente, após a observação da sua movimentação financeira por um determinado período. A partir da avaliação desse histórico de transações, novos limites de saque, pagamentos e transferências serão atribuídos em cada conta, de acordo com as suas necessidades.

  • Consulte seus limites, regularmente e de forma detalhada, por meio dos Caixas Eletrônicos (Outras Opções > Saldo / Extrato / Comprovantes > Limites Disponíveis) ou pela Internet (Serviços > Meus Limites > Transações em Canais de Autoatendimento).



Autopersonalização

Os novos limites sempre serão calculados com base no histórico de movimentação financeira de sua conta. Ainda assim, caso seus limites não estejam adequados, ou tenha necessidade de realizar uma transação cujo valor não seja habitual, o BB disponibiliza uma transação onde você mesmo poderá alterá-los, podendo até dobrar os valores já atribuídos. Para isso, acesse o canal Internet e solicite a alteração (Mais Transações > Serviços > Meus Limites > Personalização de limites para transações em canais de autoatendimento) e depois confirme no Caixa Eletrônico (Saldos/ Extratos / Comprovantes > Saldos > Limites > Autopersonalização de Limites).

  • Lembrando que ao utilizar o BB Code, seus limites serão automaticamente triplicados. Clique aqui e saiba mais! Ou você poderá, ainda, procurar seu Gerente de Relacionamento e solicitar um valor 5 (cinco) vezes maior.

Segurança em redes sociais


As redes sociais nos conectam com o mundo. Nelas, geramos e trocamos informações. É um diário público, onde aparece quem você é, onde está, o que gosta, quem são os amigos, o que fala com eles, no que está pensando...



Principais riscos:


  • Códigos maliciosos
  • Tentativas de phishing
  • Roubo de informações
  • Danos à imagem e à reputação
  • Assédio a menores de idade
  • Informações para criminosos


Aceite e interaja apenas com contatos conhecidos, tanto nos sistemas de mensagens instantâneas, como em redes sociais. Assim, evita-se perfis criados por hackers para se comunicar com as vítimas e a exposição a outras diversas ameaças.

Não acesse links, hiperlinks ou sites de reputação duvidosa. Muitos sites e perfis falsos nas redes sociais chamam a atenção dos usuários com descontos, promoções e notícias bombásticas (engenharia social).

Determinados aplicativos e jogos, tanto no computador, quanto nos tablets e smartphones, podem solicitar acesso a informações, como contatos e localização. Não é recomendado dar permissão a esses aplicativos, expondo as informações a riscos.

Fonte: www.cert.br

Smartphones / Tablets


Smartphones são aparelhos celulares com tecnologias avançadas, que incluem programas e recursos equivalentes a computadores. Já os Tablets são dispositivos equivalentes aos Smartphones, mas, geralmente, com telas maiores e com maior poder de processamento.

Pensando em atender este número crescente de usuários destes aparelhos, o Banco do Brasil desenvolveu a mais completa plataforma de serviços bancários para Smartphones/tablets.

Nosso objetivo é oferecer a você, usuário de Smartphone/tablet, a comodidade e a praticidade de fazer suas operações bancárias utilizando seu próprio aparelho.

Para isso, desenvolvemos aplicativos para acesso aos produtos e serviços do BB que são disponibilizados para download e instalação nas lojas oficiais de distribuição de aplicativos de seu sistema operacional.

E tudo isso aliado aos mais altos padrões de segurança disponíveis, para que você tenha toda a tranquilidade de usar seu dispositivo para acessar o BB.


Módulo de Segurança - Instalação


O cliente deverá proceder de maneiras distintas, baseado no sistema operacional instalado no computador onde o aplicativo DiagnosticoBB.exe necessitar ser executado.


Para computadores com os sistemas operacionais abaixo, selecionar o arquivo DiagnosticoBB.exe e efetuar duplo-clique ou teclar <enter>:



Para computadores com os sistemas operacionais abaixo, selecionar o arquivo DiagnosticoBB.exe clicando com o botão direito do mouse e escolher a opção “Executar como Administrador”:


Módulo de Segurança


O Módulo de Segurança é um sistema de proteção que, durante a execução de transações eletrônicas, atua como uma blindagem de seu computador contra ataques de programas maliciosos na Internet. Esta solução de segurança só é instalada mediante aceitação por parte do cliente do Autoatendimento Internet, a partir de servidores certificados pelo Banco do Brasil e é ativada somente durante o acesso ao site do Banco do Brasil. Além disso, o Módulo de Segurança é atualizado a cada vez que o cliente acessar o site do Banco.

Antes de instalar o Módulo de Segurança, é necessária a execução de uma ferramenta de diagnóstico, chamada DiagnosticoBB.exe. Esta ferramenta prepara o computador para a utilização correta do Autoatendimento Internet. O diagnóstico só será executado quando o Módulo de Segurança ainda não estiver instalado no computador.

Neste caso, quando da tentativa de acesso ao Autoatendimento Internet, o site do Banco automaticamente redirecionará o cliente para efetuar o download do DiagnosticoBB.exe (Aprenda a verificar se a origem do arquivo é segura).

Em seguida, deve-se executar este aplicativo (veja aqui como fazê-lo).

Após isso, a ferramenta de diagnóstico efetuará todas as verificações necessárias e instalará o Módulo de Segurança.

Depois de finalizado o diagnóstico, será necessário reiniciar o computador. Após o reinício, o cliente possuirá o que há de mais avançado para segurança de transações bancárias.

Liberação de Computador (SMS)

Em função das regras de segurança adotadas pelo Banco do Brasil, algumas transações financeiras realizadas no canal Internet estão sujeitas a avaliações de segurança: ficam indisponíveis ou são processadas somente após análises.

A partir de agora, você pode utilizar o seu celular (desde que ele esteja cadastrado/autorizado no BB) para liberar um computador, eliminando a necessidade de análises de segurança, ou seja, se você acessar sua conta pela Internet usando um computador que não atende às regras de segurança, o sistema apresentará uma tela com instruções e o(s) número(s) do(s) seu(s) celular(es) cadastrado(s) no BB.

Após selecioná-lo você receberá um SMS, com o código para liberação.

Ao concluir os procedimentos, você poderá realizar suas transações financeiras de forma imediata. E o melhor, basta efetuar essa operação uma única vez, e todas as transações financeiras futuras, feitas no mesmo computador, serão processadas automaticamente. Lembre-se: seu celular precisa estar cadastrado/autorizado no BB. Isso pode ser feito em qualquer caixa eletrônico.

BB Token - Perguntas Frequentes

  • O que é o BB Token?

O BB Token é um dispositivo criptográfico de segurança para computadores, conectado a uma porta USB, destinado a autenticar transações realizadas através da internet pelos clientes PJ e Governo do Banco do Brasil.



  • O BB Token pode ser usado no Gerenciador Financeiro Smartphones, em celulares e tablets?

Não. Apenas em computadores (desktops e notebooks), conectado a uma porta USB.



  • Quem deve usar o BB Token?

Os clientes PJ e Governo que realizam transações de movimentação financeira pela Internet.



  • Clientes que realizam apenas consultas, como saldo e extrato, precisam do BB Token?

Não, o BB Token não é necessário para consultas.



  • Clientes pessoa física podem usar o BB Token?

Não. O BB Token é destinado apenas aos clientes pessoa jurídica e Governo.



  • Como obter o BB Token?

Basta solicitá-lo à sua agência de relacionamento.



  • Como faço para usar o BB Token?

O Guia do Usuário (www.bb.com.br/bbtoken) contém todas as informações necessárias para instruí-lo no uso do dispositivo. Resumidamente, após receber seu BB Token é necessário executar os seguintes passos:


a) Instalar o programa (driver) no computador do cliente;

b) Acessar o Gerenciador Financeiro, ou Autoatendimento Setor Público, para baixar o certificado do usuário no BB Token;

c) Habilitar seu certificado em cada empresa ou órgão no qual seja Preposto ou Administrador de Segurança. Somente após a habilitação, o BB Token poderá ser utilizado no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • O certificado baixado no BB Token tem prazo de validade?

Sim. O certificado tem validade de cinco anos, após o quê deverá ser gerado novo certificado.



  • O que é a habilitação?

Habilitação é a vinculação de um Preposto ou Administrador de Segurança a uma empresa ou órgão, ou seja, é o reconhecimento da empresa ou órgão de que aquele usuário, devidamente identificado por seu certificado individual, pode realizar transações em seu nome.



  • O que são Prepostos ou Administradores de Segurança?

São os usuários habilitados para realizar transações em nome de um Órgão ou Empresa. Após a habilitação do primeiro usuário, a empresa ou órgão entra em um Período de Adaptação de 60 dias.



  • O que é o Período de Adaptação?

A empresa ou órgão público tem 60 dias, a partir da habilitação do seu primeiro Administrador de Segurança, para distribuir os BB Tokens a todos os seus Prepostos e Administradores de Segurança. Neste período, será necessário que todos os Prepostos e Administradores de Segurança gerem seus certificados individuais e sejam habilitados a usar seus certificados.



  • Uma empresa ou orgão pode ter mais de um BB Token?

Sim. Um dispositivo para cada Preposto ou Administrador de Segurança.



  • O mesmo BB Token pode ser utilizado por mais de um usuário?

Não. O BB Token é habilitado para um único Preposto ou Administrador de Segurança e é de uso individual.



  • É possível utilizar o mesmo BB Token para outras filiais e/ou empresas e órgãos?

Sim. Com um único BB Token, gerando apenas um certificado, é possível acessar e realizar transações em várias empresas ou órgãos. Apenas será necessária a habilitação do usuário em cada empresa ou órgão.



  • É preciso assinar algum documento para a retirada do BB Token?

Sim. É necessário assinar um Termo de Autorização de Retirada, obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público, para receber o BB Token. Basta um Termo de Autorização de Retirada para todos os dispositivos destinados a uma mesma empresa ou órgão.



  • A empresa ou órgão deve apresentar algum outro documento para usar o BB Token?

Sim. Para o uso do dispositivo, a empresa ou órgão deve assinar um Termo de Opção obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público. Basta um Termo de Opção para cada Órgão ou Empresa, independente do número de Prepostos ou Administradores de Segurança que possuem.



  • O uso do BB Token altera ou dá novos poderes ao usuário?

Não. Porém, o cliente que opta pelo uso do BB Token tem benefícios adicionais, como limites maiores para pagamentos e transferências, além de outras facilidades, como cadastramento de contas para transferências e gerenciamento de horários para uso do canal.



  • A chave J será extinta, desativada ou bloqueada após a habilitação do BB Token?

Não. A chave J continuará sendo usada normalmente em outros canais, como o Smartphones, e poderá ser utilizada para a realização de consultas no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público.



  • As novas contas não precisarão mais de senhas ou de chave J?

Continua sendo necessária tanto a geração da chave J, como das senhas da conta e da chave J, mesmo que o cliente já seja usuário do BB Token.



  • Quais transações podem ser realizadas com o BB Token?

Todas do Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • Sem o BB Token, que transações podem ser realizadas?

As transações de consulta ou que não envolvam movimentação financeira.



  • Será possível realizar movimentação financeira quando o usuário não estiver portando o BB Token?

Não será possível realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público. Outros canais, como o Smartphones, poderão ser utilizados.



  • O que acontece após os 60 dias do Período de Adaptação?

Os Prepostos que não forem habilitados não conseguirão realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público sem o uso do BB Token.



  • Quando um cliente é habilitado, e a empresa está no Período de Adaptação, ele pode usar a chave J para movimentação financeira?

Não. Imediatamente, ao ser habilitado, o cliente fica impedido de realizar transações de movimentação financeira com a chave J, mesmo estando a empresa no Período de Adaptação. Outras pessoas da empresa, que ainda não foram habilitadas, continuam a usar a chave J para as transações de movimentação financeira.



  • Com o fim do Período de Adaptação, o que acontece com os usuários que realizam apenas consultas, como saldo e extrato?

Eles continuam podendo realizar suas consultas com a chave J, normalmente.



  • Se um usuário que só faz consulta, e não precisa usar o BB Token, receber poderes para movimentação financeira, o que acontece?

Ele precisará retirar um BB Token na agência, gerar o certificado e ser habilitado, para poder realizar as transações de movimentação financeira.



  • Clientes Governo, em regra, possuem vários administradores e prepostos, às vezes dezenas. Todos eles receberão o BB Token?

Sim, todos os Administradores de Segurança e Prepostos do Ente Público com poderes para assinar transações, público-alvo da nova solução, deverão receber o dispositivo.



  • O que o cliente deve fazer em caso de roubo ou perda do BB Token?

a) Revogar o certificado do BB Token;

b) Solicitar um novo dispositivo. Não é necessário reinstalar o programa, mas é necessário trocar a senha, pois o dispositivo vem, originalmente, com as senhas PIN e PUK de fábrica;

c) Gerar um novo certificado;

d) Solicitar a habilitação do novo certificado nas respectivas empresas ou órgãos.



  • A tecnologia do BB Token é similar ao Certificado Digital (e-cpf)?

Sim, existe similaridade técnica para autenticação das transações, porém o BB Token oferece maior praticidade de uso e portabilidade aos clientes .



  • O cliente que utiliza o Certificado Digital (e-cpf) terá que trocar pelo BB Token?

Não é necessário migrar para o BB Token.



  • O BB Token é similar ao token utilizado em outros bancos?

Não. São tecnologias diferentes: o token usado por outros bancos é um gerador de senhas, conhecido como OTP, o do BB é um dispositivo criptográfico, que o torna mais seguro.



  • O BB Token serve como pendrive?

Não. Sequer há espaço para a gravação de arquivos.


BB Token

Sua empresa já pode ter o BB Token, um dispositivo moderno que oferece mais segurança para a realização de transações no Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil. Caso ainda não tenha recebido seu BB Token, entre em contato com seu gerente.


Como usuário do BB Token, além de mais segurança, você contará com benefícios diferenciados, entre eles:

  • Ampliação automática dos limites para pagamentos e transferências.
  • Acesso ao Gerenciador Financeiro por meio de qualquer computador.
  • Utilização de apenas uma senha para acesso e confirmação das transações.
  • Cadastramento de contas BB e de outros Bancos sem a necessidade de emissão de termo e confirmação na agência.
  • Emissão de extratos, saldos e comprovantes sem a necessidade de uso da senha de conta.

   e conheça todos os passos para utilização do BB Token. E não deixe de conferir também as Orientações para o Administrador de Segurança.

As dúvidas mais comuns poderão ser consultadas clicando em Perguntas Frequentes.


BB Code - Perguntas Frequentes

  • Como funciona o pagamento se não há transmissão de dados?
Toda informação necessária para autorizar uma transação é apresentada através do QR Code na tela do computador. Como esses dados estão cifrados, apenas o Smartphone do cliente poderá decodificar e gerar o código autorizador específico para aquela transação em particular.


  • Uso um tablet. A solução não está disponível para ele?
A solução BB Code foi desenvolvida para Smartphones, com o objetivo de confirmar transações feitas em outros dispositivos via Internet, como PCs, notebooks e tablets.


  • Existirá solução BB Code para outros sistemas operacionais além dos atuais Android, iOS e Blackberry?
Nenhum sistema está descartado, o desenvolvimento depende da demanda de usuários.


  • A conta que possui mais de um titular, como fica o acesso?
O BB Code é vinculado ao CPF do usuário, portanto, os demais titulares que não fizerem adesão continuarão utilizando o modelo anterior.


  • Em locais onde não podemos utilizar o celular no autoatendimento como posso fazer a habilitação?
A habilitação pode ser feita, em qualquer agência, na plataforma de atendimento.


  • Após ter sido feita a habilitado o BB Code, eu ainda posso usar a senha de seis dígitos, como alternativa?
Não. Por ser o BB Code uma solução muito mais segura que a senha de 6, com confirmação de informações fora do ambiente virtual, os fraudadores tentarão sempre induzir o cliente a usar a  alternativa mais frágil, perpetuando as fraudes.


  • Em caso de perda do Smartphone, como poderei fazer transações?
De posse do cartão, você poderá cancelar a solução em qualquer terminal de Caixa Eletrônico do BB, retornando assim ao uso normal da senha de seis dígitos. Lembrando, como o BB Code é utilizado apenas no canal Internet, outros canais continuam disponíveis.


  • Como ficam os limites e cadastramento de computadores, em caso de cancelamento?
Após efetuar o cancelamento, o cliente terá os mesmos limites e necessidade  de usar computadores cadastrados para fazer suas transações financeiras pela Internet.


  • É possível cadastrar dois CPFs no mesmo aparelho?
Não. A solução, no estágio atual, permite associar apenas um CPF a um Smartphone. Porém, o contrário é possível: vários Smartphones podem ser habilitados para um mesmo CPF.


  • É possível cancelar através do autoatendimento pela Internet?
Não, isso fragilizaria a solução.

BB Code

O BB Code é uma inovadora solução de segurança desenvolvida pelo Banco do Brasil para você, cliente pessoa física, que utiliza a Internet BB e possui Smartphone com sistemas Android, Blackberry ou iOS.


Além do alto nível de segurança contra todos os tipos de fraudes atualmente conhecidos na Internet, o BB Code oferece a você uma série de benefícios, como ampliação automática nos limites de transações financeiras realizadas via Internet e a possibilidade de transacionar através de qualquer computador, em qualquer parte do mundo, sem a necessidade de cadastramento prévio. E, como o BB Code não exige conexão de dados ativa, ele funciona perfeitamente em locais sem sinais de telefonia celular.

Em breve a solução também estará disponível para clientes Pessoa Jurídica.

  para conhecer melhor o BB Code e baixe o aplicativo na loja virtual de seu Smartphone.

BB Code

O BB Code é uma inovadora solução de segurança desenvolvida pelo Banco do Brasil para você, cliente pessoa física, que utiliza a Internet BB e possui Smartphone com sistemas Android, Blackberry ou iOS.


Além do alto nível de segurança contra todos os tipos de fraudes atualmente conhecidos na Internet, o BB Code oferece a você uma série de benefícios, como ampliação automática nos limites de transações financeiras realizadas via Internet e a possibilidade de transacionar através de qualquer computador, em qualquer parte do mundo, sem a necessidade de cadastramento prévio. E, como o BB Code não exige conexão de dados ativa, ele funciona perfeitamente em locais sem sinais de telefonia celular.

Em breve a solução também estará disponível para clientes Pessoa Jurídica.

para conhecer melhor o BB Code e baixe o aplicativo na loja virtual de seu Smartphone.

Liberação de Computador (SMS)

Em função das regras de segurança adotadas pelo Banco do Brasil, algumas transações financeiras realizadas no canal Internet estão sujeitas a avaliações de segurança: ficam indisponíveis ou são processadas somente após análises.

A partir de agora, você pode utilizar o seu celular (desde que ele esteja cadastrado/autorizado no BB) para liberar um computador, eliminando a necessidade de análises de segurança, ou seja, se você acessar sua conta pela Internet usando um computador que não atende às regras de segurança, o sistema apresentará uma tela com instruções e o(s) número(s) do(s) seu(s) celular(es) cadastrado(s) no BB.

Após selecioná-lo você receberá um SMS, com o código para liberação.

Ao concluir os procedimentos, você poderá realizar suas transações financeiras de forma imediata. E o melhor, basta efetuar essa operação uma única vez, e todas as transações financeiras futuras, feitas no mesmo computador, serão processadas automaticamente. Lembre-se: seu celular precisa estar cadastrado/autorizado no BB. Isso pode ser feito em qualquer caixa eletrônico.

BB Code - Perguntas Frequentes

  • Como funciona o pagamento se não há transmissão de dados?
Toda informação necessária para autorizar uma transação é apresentada através do QR Code na tela do computador. Como esses dados estão cifrados, apenas o Smartphone do cliente poderá decodificar e gerar o código autorizador específico para aquela transação em particular.


  • Uso um tablet. A solução não está disponível para ele?
A solução BB Code foi desenvolvida para Smartphones, com o objetivo de confirmar transações feitas em outros dispositivos via Internet, como PCs, notebooks e tablets.


  • Existirá solução BB Code para outros sistemas operacionais além dos atuais Android, iOS e Blackberry?
Nenhum sistema está descartado, o desenvolvimento depende da demanda de usuários.


  • A conta que possui mais de um titular, como fica o acesso?
O BB Code é vinculado ao CPF do usuário, portanto, os demais titulares que não fizerem adesão continuarão utilizando o modelo anterior.


  • Em locais onde não podemos utilizar o celular no autoatendimento como posso fazer a habilitação?
A habilitação pode ser feita, em qualquer agência, na plataforma de atendimento.


  • Após ter sido feita a habilitado o BB Code, eu ainda posso usar a senha de seis dígitos, como alternativa?
Não. Por ser o BB Code uma solução muito mais segura que a senha de 6, com confirmação de informações fora do ambiente virtual, os fraudadores tentarão sempre induzir o cliente a usar a alternativa mais frágil, perpetuando as fraudes.


  • Em caso de perda do Smartphone, como poderei fazer transações?
De posse do cartão, você poderá cancelar a solução em qualquer terminal de Caixa Eletrônico do BB, retornando assim ao uso normal da senha de seis dígitos. Lembrando, como o BB Code é utilizado apenas no canal Internet, outros canais continuam disponíveis.


  • Como ficam os limites e cadastramento de computadores, em caso de cancelamento?
Após efetuar o cancelamento, o cliente terá os mesmos limites e necessidade de usar computadores cadastrados para fazer suas transações financeiras pela Internet.


  • É possível cadastrar dois CPFs no mesmo aparelho?
Não. A solução, no estágio atual, permite associar apenas um CPF a um Smartphone. Porém, o contrário é possível: vários Smartphones podem ser habilitados para um mesmo CPF.


  • É possível cancelar através do autoatendimento pela Internet?
Não, isso fragilizaria a solução.

BB Token - Perguntas Frequentes

  • O que é o BB Token?

O BB Token é um dispositivo criptográfico de segurança para computadores, conectado a uma porta USB, destinado a autenticar transações realizadas através da internet pelos clientes PJ e Governo do Banco do Brasil.



  • O BB Token pode ser usado no Gerenciador Financeiro Smartphones, em celulares e tablets?

Não. Apenas em computadores (desktops e notebooks), conectado a uma porta USB.



  • Quem deve usar o BB Token?

Os clientes PJ e Governo que realizam transações de movimentação financeira pela Internet.



  • Clientes que realizam apenas consultas, como saldo e extrato, precisam do BB Token?

Não, o BB Token não é necessário para consultas.



  • Clientes pessoa física podem usar o BB Token?

Não. O BB Token é destinado apenas aos clientes pessoa jurídica e Governo.



  • Como obter o BB Token?

Basta solicitá-lo à sua agência de relacionamento.



  • Como faço para usar o BB Token?

O Guia do Usuário (www.bb.com.br/bbtoken) contém todas as informações necessárias para instruí-lo no uso do dispositivo. Resumidamente, após receber seu BB Token é necessário executar os seguintes passos:


a) Instalar o programa (driver) no computador do cliente;

b) Acessar o Gerenciador Financeiro, ou Autoatendimento Setor Público, para baixar o certificado do usuário no BB Token;

c) Habilitar seu certificado em cada empresa ou órgão no qual seja Preposto ou Administrador de Segurança. Somente após a habilitação, o BB Token poderá ser utilizado no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • O certificado baixado no BB Token tem prazo de validade?

Sim. O certificado tem validade de cinco anos, após o quê deverá ser gerado novo certificado.



  • O que é a habilitação?

Habilitação é a vinculação de um Preposto ou Administrador de Segurança a uma empresa ou órgão, ou seja, é o reconhecimento da empresa ou órgão de que aquele usuário, devidamente identificado por seu certificado individual, pode realizar transações em seu nome.



  • O que são Prepostos ou Administradores de Segurança?

São os usuários habilitados para realizar transações em nome de um Órgão ou Empresa. Após a habilitação do primeiro usuário, a empresa ou órgão entra em um Período de Adaptação de 60 dias.



  • O que é o Período de Adaptação?

A empresa ou órgão público tem 60 dias, a partir da habilitação do seu primeiro Administrador de Segurança, para distribuir os BB Tokens a todos os seus Prepostos e Administradores de Segurança. Neste período, será necessário que todos os Prepostos e Administradores de Segurança gerem seus certificados individuais e sejam habilitados a usar seus certificados.



  • Uma empresa ou orgão pode ter mais de um BB Token?

Sim. Um dispositivo para cada Preposto ou Administrador de Segurança.



  • O mesmo BB Token pode ser utilizado por mais de um usuário?

Não. O BB Token é habilitado para um único Preposto ou Administrador de Segurança e é de uso individual.



  • É possível utilizar o mesmo BB Token para outras filiais e/ou empresas e órgãos?

Sim. Com um único BB Token, gerando apenas um certificado, é possível acessar e realizar transações em várias empresas ou órgãos. Apenas será necessária a habilitação do usuário em cada empresa ou órgão.



  • É preciso assinar algum documento para a retirada do BB Token?

Sim. É necessário assinar um Termo de Autorização de Retirada, obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público, para receber o BB Token. Basta um Termo de Autorização de Retirada para todos os dispositivos destinados a uma mesma empresa ou órgão.



  • A empresa ou órgão deve apresentar algum outro documento para usar o BB Token?

Sim. Para o uso do dispositivo, a empresa ou órgão deve assinar um Termo de Opção obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público. Basta um Termo de Opção para cada Órgão ou Empresa, independente do número de Prepostos ou Administradores de Segurança que possuem.



  • O uso do BB Token altera ou dá novos poderes ao usuário?

Não. Porém, o cliente que opta pelo uso do BB Token tem benefícios adicionais, como limites maiores para pagamentos e transferências, além de outras facilidades, como cadastramento de contas para transferências e gerenciamento de horários para uso do canal.



  • A chave J será extinta, desativada ou bloqueada após a habilitação do BB Token?

Não. A chave J continuará sendo usada normalmente em outros canais, como o Smartphones, e poderá ser utilizada para a realização de consultas no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público.



  • As novas contas não precisarão mais de senhas ou de chave J?

Continua sendo necessária tanto a geração da chave J, como das senhas da conta e da chave J, mesmo que o cliente já seja usuário do BB Token.



  • Quais transações podem ser realizadas com o BB Token?

Todas do Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • Sem o BB Token, que transações podem ser realizadas?

As transações de consulta ou que não envolvam movimentação financeira.



  • Será possível realizar movimentação financeira quando o usuário não estiver portando o BB Token?

Não será possível realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público. Outros canais, como o Smartphones, poderão ser utilizados.



  • O que acontece após os 60 dias do Período de Adaptação?

Os Prepostos que não forem habilitados não conseguirão realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público sem o uso do BB Token.



  • Quando um cliente é habilitado, e a empresa está no Período de Adaptação, ele pode usar a chave J para movimentação financeira?

Não. Imediatamente, ao ser habilitado, o cliente fica impedido de realizar transações de movimentação financeira com a chave J, mesmo estando a empresa no Período de Adaptação. Outras pessoas da empresa, que ainda não foram habilitadas, continuam a usar a chave J para as transações de movimentação financeira.



  • Com o fim do Período de Adaptação, o que acontece com os usuários que realizam apenas consultas, como saldo e extrato?

Eles continuam podendo realizar suas consultas com a chave J, normalmente.



  • Se um usuário que só faz consulta, e não precisa usar o BB Token, receber poderes para movimentação financeira, o que acontece?

Ele precisará retirar um BB Token na agência, gerar o certificado e ser habilitado, para poder realizar as transações de movimentação financeira.



  • Clientes Governo, em regra, possuem vários administradores e prepostos, às vezes dezenas. Todos eles receberão o BB Token?

Sim, todos os Administradores de Segurança e Prepostos do Ente Público com poderes para assinar transações, público-alvo da nova solução, deverão receber o dispositivo.



  • O que o cliente deve fazer em caso de roubo ou perda do BB Token?

a) Revogar o certificado do BB Token;

b) Solicitar um novo dispositivo. Não é necessário reinstalar o programa, mas é necessário trocar a senha, pois o dispositivo vem, originalmente, com as senhas PIN e PUK de fábrica;

c) Gerar um novo certificado;

d) Solicitar a habilitação do novo certificado nas respectivas empresas ou órgãos.



  • A tecnologia do BB Token é similar ao Certificado Digital (e-cpf)?

Sim, existe similaridade técnica para autenticação das transações, porém o BB Token oferece maior praticidade de uso e portabilidade aos clientes .



  • O cliente que utiliza o Certificado Digital (e-cpf) terá que trocar pelo BB Token?

Não é necessário migrar para o BB Token.



  • O BB Token é similar ao token utilizado em outros bancos?

Não. São tecnologias diferentes: o token usado por outros bancos é um gerador de senhas, conhecido como OTP, o do BB é um dispositivo criptográfico, que o torna mais seguro.



  • O BB Token serve como pendrive?

Não. Sequer há espaço para a gravação de arquivos.


Orientações ao administrador de segurança

Se você já recebeu o seu BB Token, e realizou os procedimentos descritos no Passeio Virtual, está na hora de saber mais sobre o importante papel que você exerce nesse novo processo de acesso e realização de transações no Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil.

O administrador de segurança é responsável pela habilitação dos usuários da empresa para utilização do BB Token. Relembrando, este procedimento é a autorização dada pela empresa para que seus usuários possam efetuar transações pela Internet (Gerenciador Financeiro), identificados com o BB Token.

Para que possa habilitar outros usuários, o administrador de segurança precisa, antes, ter sido habilitado. A habilitação do administrador de segurança é realizada pela agência, ou por outro administrador de segurança da empresa, como descrito a seguir:

Pela agência

Ao ser selecionada como público alvo do BB Token, sua empresa foi informada da necessidade de autorizar pelo menos um administrador de segurança pelo Termo de Adesão – BB Token, que precisa ser entregue à agência de relacionamento da empresa, assinado por representante legal.

Se você foi o administrador autorizado, e o termo foi entregue à agência, agora você deve entrar em contato com o seu gerente do Banco do Brasil e solicitar que ele faça sua habilitação. O gerente solicitará o código de habilitação recebido. Concluída sua habilitação, você poderá habilitar usuários da empresa, inclusive outros administradores de segurança.

Por outro administrador de segurança

Como informado no parágrafo anterior, uma vez habilitado um administrador de segurança, ele poderá habilitar outros usuários ou administradores de segurança. 

Para as habilitações feitas por um administrador de segurança não é necessário enviar novo Termo de Adesão à agência. 

O administrador de segurança deve utilizar seu BB token sempre que habilitar os usuários da empresa, ou fizer pagamentos e transferências – caso tenha essa permissão.

Após a habilitação, seu BB Token estará pronto para uso. Seus próximos acessos ao Gerenciador Financeiro deverão ser feitos com o BB Token. 

Para habilitar usuários

Acesse o Gerenciador Financeiro, clique na aba Gerenciamento:
1. Clique na opção BB Token;
2. Abra a lista de transações na opção Empresa;
3. Clique em Habilitar/Desabilitar;
4. Informe a chave J do usuário a ser habilitado – que já deve ter gerado o certificado do BB Token;
5. Selecione a opção Habilitar;
6. Solicite ao usuário que informe o seu código de habilitação, e preencha o campo respectivo.
7. Clique em Ok.

BB Token

Sua empresa já pode ter o BB Token, um dispositivo moderno que oferece mais segurança para a realização de transações no Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil. Caso ainda não tenha recebido seu BB Token, entre em contato com seu gerente.


Como usuário do BB Token, além de mais segurança, você contará com benefícios diferenciados, entre eles:

  • Ampliação automática dos limites para pagamentos e transferências.
  • Acesso ao Gerenciador Financeiro por meio de qualquer computador.
  • Utilização de apenas uma senha para acesso e confirmação das transações.
  • Cadastramento de contas BB e de outros Bancos sem a necessidade de emissão de termo e confirmação na agência.
  • Emissão de extratos, saldos e comprovantes sem a necessidade de uso da senha de conta.

e conheça todos os passos para utilização do BB Token. E não deixe de conferir também as Orientações para o Administrador de Segurança.


As dúvidas mais comuns poderão ser consultadas clicando em Perguntas Frequentes.


Segurança na Internet

 
Atenção!

Verifique se você tem a última versão do Java.

Após atualizar o Java para versão 7.51, adote os seguintes procedimentos abaixo:


1. Entre em “Painel de Controle”
2. Clique em “Programas”
3. Clique no ícone do “Java”
4. Na guia “Segurança”, clique no botão "Editar Lista de Sites..."
5. Adicione: https://aapj.bb.com.br/
6. Clique em “Ok” e reinicie o navegador
7. Quando aparecer a mensagem: "Deseja executar esta aplicação?", clique em "Executar"
8. Na próxima tela, será exibido outro aviso com a mensagem "Permitir acesso à aplicação a seguir por este site?", clique em "Permitir"
9. Pronto!

O Banco do Brasil está sempre inovando e buscando alternativas para facilitar a sua vida. Um exemplo desse trabalho permanente desenvolvido pelo Banco do Brasil é o Autoatendimento BB pela Internet, um canal que nos últimos anos passou por evoluções que o tornaram mais moderno, eficiente, simples e seguro.

Utilize o menu ao lado para saber mais sobre cada uma das soluções de segurança utilizadas no Autoatendimento BB pela Internet, conhecer dicas de segurança para navegação na Internet e, com isso, desfrutar de todas as facilidades que esse canal oferece a você na hora de efetuar suas consultas e transações financeiras, com comodidade e de forma segura.



Cadastramento de Computadores

O cadastramento de computadores é uma solução para acesso Gerenciador Financeiro cuja finalidade é proporcionar maior segurança na hora de realizar as operações da sua Empresa por esse canal.

O computador, depois de cadastrado, é reconhecido pelo sistema do Banco, evitando que terceiros possam movimentar a conta da sua Empresa pela Internet a partir de computadores não cadastrados.

Para acessar o Gerenciador Financeiro é obrigatória a adesão ao Cadastramento de Computadores.

Para saber mais consulte perguntas mais frequentes.

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Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

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