bb.com.br
Acesse sua conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Home Você     Conta Corrente e Serviços

<< Voltar

Receita Federal


O Banco do Brasil oferece soluções sob medida para o pagamento de seus tributos e contribuições com praticidade, rapidez e segurança.

Os principais tributos recebidos por meio de DARF são o IRPF, principal tributo pago por pessoas físicas, ITR, IRPJ, PIS/PASEP, COFINS, CSLL, CIDE, IOF, IPI, entre outros. O DARF Preto, também conhecido como DARF Europa ou, simplesmente, DARF, é o modelo utilizado pelas pessoas físicas ou jurídicas para o pagamento de todos os tributos federais, com exceção do imposto Simples (código 6106), que é utilizado pelas empresas integrantes do regime tributário simplificado denominado Simples. Neste caso, o formulário utilizado é o DARF Simples.

Agenda Tributária

Os tributos federais não vencem em dia não útil. As datas de vencimento dos tributos são estabelecidas e divulgadas no site da SRF, www.receita.fazenda.gov.br,  na Agenda Tributária. Para elaboração da Agenda é utilizado o critério de antecipação do vencimento, quando a data em que, tradicionalmente, vence a obrigação cai em dia não útil. O vencimento do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF é sempre no último dia útil do mês.

Como Pagar

No Banco do Brasil, o cliente pode efetuar o pagamento de seus DARF, com ou sem código de barras, através dos seguintes canais de atendimento:
  • Terminais de Autoatendimento (TAA), Internet Pessoa Física, débito em conta (parcelamento de dívidas), Gerenciador Financeiro (pessoas jurídicas), Autoatendimento Setor Público (órgãos públicos), troca de arquivos através do aplicativo BB DARF, que pode ser utilizado inclusive por contadores, Central de Atendimento – CABB, entre outros.
  • É possível também efetuar o pagamento do DARF nos guichês de caixa das agências do BB. Para os usuários (não-clientes) essa é a única forma de pagamento disponível.


Escolha a melhor forma de pagar os seus DARF

  • Terminais de Autoatendimento-TAA - na opção Pagamentos você pode efetuar ou agendar o pagamento do seu DARF, com ou sem código de barras.
  • Internet - na opção Pagamentos - Pagamentos sem código de barras - DARF, você pode efetuar ou agendar o pagamento do seu DARF, com comodidade e segurança. No caso de DARF com código de barras, o pagamento deve ser efetuado na opção Pagamentos – Pagamentos com código de barras – DARF.


Em caso de perda ou extravio dos comprovantes de pagamento, você pode imprimir, a qualquer momento, um novo comprovante para as guias pagas através da Internet ou TAA.

Parcelamento de Dívidas

O parcelamento de dívidas visa o pagamento de dívidas existentes junto à Secretaria da Receita Federal, e pode ser requerido também por pessoas físicas. O contribuinte deve procurar uma Delegacia da Receita Federal para verificar as condições e parcelar a sua dívida. Para o cliente do Banco do Brasil é oferecida a comodidade de autorizar o débito das parcelas diretamente em sua conta-corrente. Para isso, é preciso preencher uma autorização de débito na própria Receita e encaminhá-la à sua agência do Banco do Brasil.

 psbpor001_www-80-31
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...