Home UniBB - Título do Site  Em Pauta

<< Voltar

Arca das Letras realiza sonho de leitura no DF


"É um momento de grande emoção, um sonho realizado”. Com estas palavras a representante da comunidade rural Chapadinha em Brazlândia, Dona Lindaura agradeceu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Banco do Brasil pela entrega da Biblioteca Rural Arca das Letras, primeira no Distrito Federal. A Divisão de Coordenação e Apoio às Gepes (Dipes/Cogep) foi a responsável pela entrega do pedido da Arca das Letras ao MDA. Essa ação beneficiará cerca de 170 famílias daquela comunidade.

O Gerente Executivo da Diretoria Gestão de Pessoas, José Caetano de Andrade Minchillo, que já entregou uma Arca das Letras em Governador Valadares (MG), ressaltou a importância do Programa e, juntamente com o Gerente da Agência Brazlândia, Neuton Zumpano, reforçou o compromisso do Banco em estar sempre próximo das comunidades em ações que levem o desenvolvimento a um número cada vez maior de cidadãos.

O Programa Arca das Letras está contido nas estratégias do Fome Zero. Foi criado pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2003, e seu objetivo é promover o acesso e incentivo à leitura por meio da implantação de bibliotecas - mini bibliotecas (220 livros) na forma de arcas - nas comunidades rurais brasileiras.

As arcas são produzidas por presidários que recebem uma bolsa-auxílio e benefícios como a redução da pena, mas também podem ser fabricadas por projetos sociais de marcenaria. Os livros são doados pelos Ministérios da Justiça, da Educação e da Cultura, além de outros parceiros. Ao longo de 2008 e 2009 a Dipes em parceria com as Gepes (especialmente Ribeirão Preto) e Dires, promovu campanha de arrecadaçãoa de livros, totalizando 3.780 exemplares de livros, revistas, gibis e fitas VHS.

Graças a esse esforço, agentes de leitura como Maria, 17 anos, da comunidade de Chapadinha, que gosta de ler contos e poesias, vão poder estimular nas suas comunidades  o gosto pela leitura. "Vou convidar todos para visitar a biblioteca e vou ajudar a manter os livros sempre arrumadinhos", afirmou após o recebimento de seu certificado.

 pvmlportalbb003_portalBB
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...