Home Banco Popular do Brasil  Educação Financeira

<< Voltar

O que é uma conta de depósitos?
 BotaoDicasFin

Para o banco poder saber de quem é o dinheiro guardado, ele coloca um número ao lado do nome do dono do dinheiro e chama isso de conta de depósitos. A conta depósitos é o lugar dentro do banco onde está o dinheiro.

Para retirar o dinheiro de sua conta, o cliente efetua um saque. Quando resolve colocar mais dinheiro, faz um depósito. Essa movimentação em geral é feita por meio de cartão magnético, ou folhas de cheque.

No caso do Banco Popular, a conta é simplificada e é movimentada apenas pelo uso de cartão magnético. Para saber mais, acesse Conta Popular.

E como garantir que só o dono da conta corrente possa mexer nela? No cheque, o banco vê e confere a assinatura do cliente. No cartão, o cliente, quando abre sua conta, registra uma senha, que ele tem de decorar e não contar para ninguém, nem para os atendentes do banco. Ela é um segredo do cliente. Por que isso? Para o banco ter a certeza de que só o próprio cliente pode sacar naquela conta e garantir a segurança do dinheiro.

A responsabilidade pelo uso do cartão magnético e senha pessoal é exclusiva do cliente. Acesse Dicas de Segurança.

Para saber quanto tem em conta, o cliente pode pedir ao banco um saldo. Já para o cliente saber o que ele sacou e depositou na própria conta, o banco lhe fornece o extrato, que é a forma do cliente conferir direitinho quanto entrou e quanto saiu de dinheiro da sua conta.

 psbpor002_www80-8
© Banco do Brasil  

Carregando ...