Segurança
Acesse sua conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Segurança
Home Segurança 
BB Token - Perguntas Frequentes

  • O que é o BB Token?

O BB Token é um dispositivo criptográfico de segurança para computadores, conectado a uma porta USB, destinado a autenticar transações realizadas através da internet pelos clientes PJ e Governo do Banco do Brasil.



  • O BB Token pode ser usado no Gerenciador Financeiro Smartphones, em celulares e tablets?

Não. Apenas em computadores (desktops e notebooks), conectado a uma porta USB.



  • Quem deve usar o BB Token?

Os clientes PJ e Governo que realizam transações de movimentação financeira pela Internet.



  • Clientes que realizam apenas consultas, como saldo e extrato, precisam do BB Token?

Não, o BB Token não é necessário para consultas.



  • Clientes pessoa física podem usar o BB Token?

Não. O BB Token é destinado apenas aos clientes pessoa jurídica e Governo.



  • Como obter o BB Token?

Basta solicitá-lo à sua agência de relacionamento.



  • Como faço para usar o BB Token?

O Guia do Usuário (www.bb.com.br/bbtoken) contém todas as informações necessárias para instruí-lo no uso do dispositivo. Resumidamente, após receber seu BB Token é necessário executar os seguintes passos:


a) Instalar o programa (driver) no computador do cliente;

b) Acessar o Gerenciador Financeiro, ou Autoatendimento Setor Público, para baixar o certificado do usuário no BB Token;

c) Habilitar seu certificado em cada empresa ou órgão no qual seja Preposto ou Administrador de Segurança. Somente após a habilitação, o BB Token poderá ser utilizado no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • O certificado baixado no BB Token tem prazo de validade?

Sim. O certificado tem validade de cinco anos, após o quê deverá ser gerado novo certificado.



  • O que é a habilitação?

Habilitação é a vinculação de um Preposto ou Administrador de Segurança a uma empresa ou órgão, ou seja, é o reconhecimento da empresa ou órgão de que aquele usuário, devidamente identificado por seu certificado individual, pode realizar transações em seu nome.



  • O que são Prepostos ou Administradores de Segurança?

São os usuários habilitados para realizar transações em nome de um Órgão ou Empresa. Após a habilitação do primeiro usuário, a empresa ou órgão entra em um Período de Adaptação de 60 dias.



  • O que é o Período de Adaptação?

A empresa ou órgão público tem 60 dias, a partir da habilitação do seu primeiro Administrador de Segurança, para distribuir os BB Tokens a todos os seus Prepostos e Administradores de Segurança. Neste período, será necessário que todos os Prepostos e Administradores de Segurança gerem seus certificados individuais e sejam habilitados a usar seus certificados.



  • Uma empresa ou orgão pode ter mais de um BB Token?

Sim. Um dispositivo para cada Preposto ou Administrador de Segurança.



  • O mesmo BB Token pode ser utilizado por mais de um usuário?

Não. O BB Token é habilitado para um único Preposto ou Administrador de Segurança e é de uso individual.



  • É possível utilizar o mesmo BB Token para outras filiais e/ou empresas e órgãos?

Sim. Com um único BB Token, gerando apenas um certificado, é possível acessar e realizar transações em várias empresas ou órgãos. Apenas será necessária a habilitação do usuário em cada empresa ou órgão.



  • É preciso assinar algum documento para a retirada do BB Token?

Sim. É necessário assinar um Termo de Autorização de Retirada, obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público, para receber o BB Token. Basta um Termo de Autorização de Retirada para todos os dispositivos destinados a uma mesma empresa ou órgão.



  • A empresa ou órgão deve apresentar algum outro documento para usar o BB Token?

Sim. Para o uso do dispositivo, a empresa ou órgão deve assinar um Termo de Opção obtido no Gerenciador Financeiro ou no Autoatendimento Setor Público. Basta um Termo de Opção para cada Órgão ou Empresa, independente do número de Prepostos ou Administradores de Segurança que possuem.



  • O uso do BB Token altera ou dá novos poderes ao usuário?

Não. Porém, o cliente que opta pelo uso do BB Token tem benefícios adicionais, como limites maiores para pagamentos e transferências, além de outras facilidades, como cadastramento de contas para transferências e gerenciamento de horários para uso do canal.



  • A chave J será extinta, desativada ou bloqueada após a habilitação do BB Token?

Não. A chave J continuará sendo usada normalmente em outros canais, como o Smartphones, e poderá ser utilizada para a realização de consultas no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público.



  • As novas contas não precisarão mais de senhas ou de chave J?

Continua sendo necessária tanto a geração da chave J, como das senhas da conta e da chave J, mesmo que o cliente já seja usuário do BB Token.



  • Quais transações podem ser realizadas com o BB Token?

Todas do Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público.



  • Sem o BB Token, que transações podem ser realizadas?

As transações de consulta ou que não envolvam movimentação financeira.



  • Será possível realizar movimentação financeira quando o usuário não estiver portando o BB Token?

Não será possível realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público. Outros canais, como o Smartphones, poderão ser utilizados.



  • O que acontece após os 60 dias do Período de Adaptação?

Os Prepostos que não forem habilitados não conseguirão realizar transações de movimentação financeira no Gerenciador Financeiro ou Autoatendimento Setor Público sem o uso do BB Token.



  • Quando um cliente é habilitado, e a empresa está no Período de Adaptação, ele pode usar a chave J para movimentação financeira?

Não. Imediatamente, ao ser habilitado, o cliente fica impedido de realizar transações de movimentação financeira com a chave J, mesmo estando a empresa no Período de Adaptação. Outras pessoas da empresa, que ainda não foram habilitadas, continuam a usar a chave J para as transações de movimentação financeira.



  • Com o fim do Período de Adaptação, o que acontece com os usuários que realizam apenas consultas, como saldo e extrato?

Eles continuam podendo realizar suas consultas com a chave J, normalmente.



  • Se um usuário que só faz consulta, e não precisa usar o BB Token, receber poderes para movimentação financeira, o que acontece?

Ele precisará retirar um BB Token na agência, gerar o certificado e ser habilitado, para poder realizar as transações de movimentação financeira.



  • Clientes Governo, em regra, possuem vários administradores e prepostos, às vezes dezenas. Todos eles receberão o BB Token?

Sim, todos os Administradores de Segurança e Prepostos do Ente Público com poderes para assinar transações, público-alvo da nova solução, deverão receber o dispositivo.



  • O que o cliente deve fazer em caso de roubo ou perda do BB Token?

a) Revogar o certificado do BB Token;

b) Solicitar um novo dispositivo. Não é necessário reinstalar o programa, mas é necessário trocar a senha, pois o dispositivo vem, originalmente, com as senhas PIN e PUK de fábrica;

c) Gerar um novo certificado;

d) Solicitar a habilitação do novo certificado nas respectivas empresas ou órgãos.



  • A tecnologia do BB Token é similar ao Certificado Digital (e-cpf)?

Sim, existe similaridade técnica para autenticação das transações, porém o BB Token oferece maior praticidade de uso e portabilidade aos clientes .



  • O cliente que utiliza o Certificado Digital (e-cpf) terá que trocar pelo BB Token?

Não é necessário migrar para o BB Token.



  • O BB Token é similar ao token utilizado em outros bancos?

Não. São tecnologias diferentes: o token usado por outros bancos é um gerador de senhas, conhecido como OTP, o do BB é um dispositivo criptográfico, que o torna mais seguro.



  • O BB Token serve como pendrive?

Não. Sequer há espaço para a gravação de arquivos.


 
 pvmlportalbb002_portalBB
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...