Governo
Acesse a conta Governo
Com BB Token
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Home Governo   Governo Federal  Arrecadação
GRU - Guia de Recolhimento da União
 Recolhe1F

De acordo com o Decreto nº 4.950 , de 09.01.2004 e a Instrução Normativa nº 3 da Secretaria do Tesouro Nacional, de 12.02.2004, a arrecadação das receitas destinadas aos órgãos, autarquias, fundações e demais entidades públicas FEDERAIS, é feita, obrigatoriamente, por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU.

Essa regra não se aplica às receitas em favor do INSS, que são recolhidas por meio da GPS - Guia da Previdência Social, e às receitas em favor da Secretaria da Receita Federal que são recolhidas por meio do DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

A GRU deve ser recebida, preferencialmente, por meio de guia emitida pelo próprio órgão favorecido do recurso, através da GRU Cobrança, boleto de cobrança pagável em qualquer banco participante da COMPE, ou da GRU Simples, guia com código de barras pagável somente no Banco do Brasil.

Para utilizar a GRU Cobrança, os órgãos precisam entrar em contato com sua agência de relacionamento para que seja cadastrado um convênio de cobrança, possibilitando a emissão e liquidação dos boletos.

Já no caso da GRU Simples, as guias de arrecadação podem ser impressas no site da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, www.tesouro.fazenda.gov.br, ou diretamente no site do próprio órgão favorecido do recurso.

Nos casos em que o contribuinte não possua a guia impressa, mas saiba o código identificador a ser utilizado, existe também a possibilidade de utilização da GRU Depósito, onde o contribuinte preenche uma ficha de depósito comum, informando o CPF/CNPJ do depositante e o código identificador, fornecido pelo órgão favorecido do recurso, com 17 caracteres e com a seguinte composição: UG – 6 caracteres, Gestão – 5 caracteres, Código de Receita – 5 caracteres, dígito verificador – 1 caractere.

A geração e o encaminhamento das guias GRU aos contribuintes, bem como a disponibilização dos Códigos de Receita para o preenchimento das guias de depósito são atribuições do órgão do governo federal favorecido da receita.

As guias GRU (Cobrança, Simples ou Depósito) podem ser recebidas nos diversos canais de auto-atendimento do BB, como a Internet, TAA, Gerenciador Financeiro, Auto-atendimento Setor Público, além dos guichês de caixa das agências.

Clique aqui para pesquisar uma transferência efetuada em favor de órgãos do Governo Federal.

 
 psbpor002_www80-16
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...