São instrumentos financeiros que visam proteger os negócios de seu órgão, transferindo o risco de variação indesejada de taxas de juros, câmbio etc para o Banco do Brasil. Conheça alguns desses instrumentos:
Swap
Consiste em uma operação que permite a troca de indexador para proteger um ativo ou passivo do órgão. Trata-se de importante instrumento de gestão financeira, de mitigação de riscos, largamente utilizado pelo mercado. Não há desembolso inicial. No vencimento, a operação é liquidada pela diferença entre os indexadores, objeto de troca. Este instrumento pode ser contratado também nas modalidades:
Termo de Moedas (NDF)
Esta operação permite fixar a taxa de câmbio para uma data futura, definida pelo cliente. No vencimento, a operação é liquidada pela diferença entre a taxa contratada e a taxa de mercado vigente.
Opção Flexível de Moedas
Esta opção é um mecanismo de hedge com funcionamento similar ao de um seguro. Com esse instrumento é possível se proteger de movimentos desfavoráveis da taxa de câmbio, a um custo definido, potencializando seus ganhos e minimizando seus riscos. |