Governo
Acesse a conta Governo
Com BB Token
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Home Governo   Governo Municipal  Gestão
INSS
 PagINSSF

O Banco do Brasil coloca à disposição dos Estados, ou outro órgão da Administração Pública, produtos que possibilitam o pagamento eletrônico das guias de contribuição previdenciárias – GPS,  de forma cômoda, prática e segura.

Veja  as opções que o BB oferece para o pagamento da GPS em meio eletrônico:

  • Autoatendimento Setor Público - AASP:  na opção Pagamentos do AASP é possível efetuar o pagamento on line (débito em conta) das guias GPS, uma a uma. É necessário lembrar que, a utilização de senha eletrônica para a realização de despesas públicas deverá ser expressamente autorizada pela legislação federal, estadual ou municipal, de acordo com o ente estatal ou paraestatal envolvido.
  • Aplicativo BBGPS: O público alvo do aplicativo BBGPS são empresas de médio e grande porte, escritórios de contabilidade, estados, prefeituras, cooperativas e demais clientes com volume expressivo de recolhimentos de contribuições previdenciárias mensais.

    O aplicativo permite ao cliente a geração de arquivo de GPS a ser transmitido para o Banco, controle dos pagamentos, crítica dos campos da GPS e impressão das guias liquidadas, com autenticação eletrônica. A transmissão e recepção dos arquivos será feita através do AASP ou Gerenciador Financeiro. O aplicativo BB GPS pode ser utilizado normalmente pelos Estados, Prefeituras ou outros entes da Administração Pública.

Utilizando o aplicativo BBGPS, os Estados usufruem das seguintes vantagens:

  • Simplificação do serviço: com o aproveitamento dos dados impostados de um mês para o outro e a crítica no preenchimento da guia durante a sua elaboração;
  • Facilidade no pagamento: pode ser feito no próprio escritório, ou local de trabalho, do cliente;
  • Segurança: não é necessário o transporte de recursos financeiros;
  • Confiabilidade: o cliente recebe arquivo retorno do Banco com a guia contendo autenticação eletrônica reconhecida pelo INSS.

Para os clientes que têm Parcelamento de Dívidas com o  INSS, o Banco do Brasil coloca à disposição a comodidade do pagamento de suas parcelas através de débito em sua conta corrente.

Os pagamentos a favor do INSS, também podem ser debitados diretamente na conta onde os Estados recebem os valores do FPE. Para isso, é preciso procurar um Posto do INSS para solicitar o serviço e verificar as suas condições.

Para pessoas jurídicas (empresas) e órgãos do poder público, o vencimento da guia GPS é no dia 20 de cada mês. O pagamento deve ser antecipado, caso o dia 20 seja dia não útil. O pagamento da contribuição incidente sobre o 13º salário vence no dia 20 (vinte) de dezembro, antecipando-se o vencimento para o dia útil imediatamente anterior quando o dia 20 for dia não útil. A agenda tributária mensal, inclusive com as informações dos vencimentos das contribuições previdenciárias, pode ser consultada no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/agenda/default.htm). O valor mínimo para pagamento da guia GPS é de R$ 10,00.

Para efetuar o pagamento de contribuições em atraso, o cálculo dos encargos (multa e juros), pode ser feito utilizando a opção de atualização disponível no site da Previdência Social (http://www.dataprev.gov.br/sal/SalEmpresa2.htm) ou o PREVFone (0800 780191).

 
 pxl0porbb005_www-80-26
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...