Fundos e Programas


A Nossa Caixa atua como agente financeiro e apoiador dos Fundos e Programas do Governo do Estado de São Paulo, que têm como principal objetivo a melhoria das condições de vida da população paulista.

Conheça alguns desses fundos e programas:

ADS (Agência de Desenvolvimento Social)
Fundo de Investimento destinado a promover a auto-sustentação das organizações e entidades sociais e o desenvolvimento de programas comunitários de geração de renda por concessão de crédito e apoio técnico a projetos de produção e transformação de bens e serviços.

BPP (Banco do Povo Paulista)
O objetivo do programa é apoiar e incentivar o cidadão que exerce atividades econômicas formais e informais, que geram emprego e renda, pela concessão de empréstimos (para capital de giro) e financiamentos (para aquisição de máquinas equipamentos) voltados a sua atividade. As solicitações de crédito são feitas nas Unidades do Banco do Povo Paulista de sua cidade e, após aprovação, os recursos são liberados na Nossa Caixa.

FDMBS (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista)
Pelo fundo são feitos investimentos e financiamentos em programas e projetos para desenvolvimento socioeconômico da Baixada Santista, melhoria dos serviços públicos municipais, melhoria da qualidade de vida da população local e redução das desigualdades sociais.

FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista)
O fundo apoia programas e projetos de agricultores, pecuaristas, pescadores artesanais e suas Cooperativas e Associações na forma de linhas de crédito, avais e subvenções.

FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição)
Fundo que tem a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) como agente técnico. A finalidade do programa é financiar a prevenção e controle da poluição no Estado de São Paulo, ao incentivar a execução de projetos das prefeituras. Para obtenção de apoio financeiro com recursos do FECOP o interessado deve-se dirigir à CETESB de sua região.

FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos)
Visa assegurar que a água, recurso natural essencial à vida e ao bem-estar social, possa ser utilizada por seus usuários atuais e pelas gerações futuras em padrões de qualidade satisfatórios em todo o território do Estado de São Paulo.

FUMEFI (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento)
Fundo destinado a financiamento e investimento em projetos de interesse da Região Metropolitana da Grande São Paulo, tais como: saneamento básico; uso do solo; transportes; produção e distribuição de gás combustível canalizado; aproveitamento dos recursos hídricos; e controle da poluição ambiental.

FUNCET (Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Tem por objetivo fomentar a Política Estadual de Ciência e Tecnologia por meio de recursos que são destinados às micro e pequenas empresas que tenham atividades tecnológicas no Estado de São Paulo, desde que enquadradas nos objetivos definidos pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONCITE.

FUNDOCAMP (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Região de Campinas)
Destinado a dar suporte financeiro aos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, com objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum desses municípios.

FVR (Fundo do Vale do Ribeira)
Fundo para combater as dificuldades da região do Vale do Ribeira em se inserir nas sucessivas ondas de crescimento econômico e social do Estado de São Paulo. Metade dos recursos do fundo é destinada aos empresários com pequenos e médios investimentos na região. A outra metade dos recursos é destinada a obras de infraestrutura para o desenvolvimento local.

Programa Ação Jovem
Tem o objetivo de contribuir financeiramente com o estudo de jovens que estão fora da escola, com ensino fundamental ou ensino médio incompletos, na faixa etária de 15 a 24 anos e domiciliados em regiões de concentração de pobreza.

Programa Frente de Trabalho
Programa de combate à exclusão social voltado a criação de postos de trabalho para trabalhadores desempregados há mais de 12 meses. Concede um auxílio cesta alimentação e cursos de requalificação profissional durante 9 meses.

Programa Jovem Cidadão
Programa para inserir jovens carentes que sejam estudantes matriculados no ensino médio no mercado de trabalho, por meio de estágio. A Nossa Caixa participa do Programa, também conhecido como "Meu Primeiro Trabalho", contratando estagiários.

Programa Renda Cidadã
Programa com o objetivo de conceder apoio financeiro temporário a famílias em situação de extrema pobreza. As famílias recebem uma ajuda de custo mensal movimentada por de cartão magnético do Programa, emitido pela Nossa Caixa. Principais Programas de Responsabilidade Social.