Sustentabilidade
acesse sua Conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Sustentabilidade
Home Sustentabilidade  Processos e Gestão
Parceiros


O Banco do Brasil privilegia parceiros comprometidos com os valores de integridade, idoneidade, respeito à comunidade e ao meio ambiente. É a construção compartilhada que deve estar presente na relação com cada um dos públicos.

Na realização de parcerias, convênios, protocolos de intenções e de cooperação técnico-financeira com entidades externas, privadas ou públicas o Banco do Brasil: 


  • examina previamente o retorno, a conveniência, o nível de relacionamento, a reciprocidade e o interesse estratégico, os impactos socioambientais e a oportunidade dos recursos, produtos e serviços envolvidos, com base em modelos específicos;
  • atua com instituições financeiras, investidores institucionais e seguradoras previamente qualificadas segundo critérios técnicos;
  • considera o nível de relacionamento, a reciprocidade ou o interesse estratégico nas relações com seus parceiros; 
  • escolhe parceiros que compartilham os mesmos valores de integridade, idoneidade e respeito à comunidade e ao meio ambiente.


Exemplos relevantes no estabelecimento de parcerias são as estratégias Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) e Arranjos Produtivos Locais (APL) que se baseiam em modelos de negócios que têm por objetivos gerar trabalho e renda de forma sustentável, inclusiva e participativa, considerando a viabilidade das iniciativas em suas dimensões econômica, social e ambiental, propiciando resultados economicamente positivos com práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental das comunidades.

A construção de parcerias é aspecto essencial do processo de implementação das estratégias DRS e APL. Para que esse propósito se realize, é fundamental que o BB promova articulações com os diferentes agentes que se fazem presentes, de forma direta ou indireta, em uma atividade produtiva selecionada, buscando, uma atuação sinérgica e ética em prol do desenvolvimento local sustentável.

Assim, quanto mais diversificado o conjunto de parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento da atividade escolhida, maiores serão as possibilidades de se obter resultados positivos. Isso porque cada um deles pode auxiliar na solução dos problemas identificados a partir do compartilhamento dos seus conhecimentos, adquiridos formalmente ou informalmente.

São parceiros do DRS e APL os representantes de órgãos públicos federais, regionais, estaduais e municipais, organizações não-governamentais, fundações, associações de classe, sindicatos, igrejas, empresas, lideranças formais e informais, institutos de pesquisa e universidades, empresas de assistência técnica, representantes da sociedade civil e outras entidades de natureza privada.

É em conjunto com os parceiros  e a Equipe Gestora que serão elaboradas, de forma inclusiva e participativa, as ações capazes de, uma vez concretizadas, propiciar geração de trabalho e renda, inclusões social e bancária das pessoas envolvidas e a melhoria dos indicadores socioeconômicos e ambientais da região em que se esteja atuando.

Os parceiros são igualmente importantes na elaboração e execução das ações discutidas junto à Governança dos APL, que poderão interferir positivamente na competitividade das micro e pequenas empresas – MPE da localidade foco. Com a estratégia APL busca-se aumentar o valor agregado e diminuir os custos dos produtos das MPE, garantindo a longevidade das empresas e o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.

Em 2010, valendo-se mais uma vez do valor e da força das parcerias para a construção do desenvolvimento sustentável, o Banco do Brasil, reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, firmou parceria com o WWF-Brasil, ANA – Agência Nacional de Águas e FBB – Fundação Banco do Brasil para a implementação do Programa Água Brasil.

 
 pxl0porbb004_www-80-27
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...