Sustentabilidade
acesse sua Conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Sustentabilidade
Home Sustentabilidade  Negócios Sustentáveis
Comércio Justo ou Fair Trade


A prática do comércio justo, ou comércio ético e solidário ou fair trade, teve inicio em alguns países da Europa, durante a década de 1960 a partir da ação de organizações não governamentais, agências de cooperação, instituições filantrópicas e grupos de consumidores, que passaram organizar meios de comercializar os produtos dos pequenos produtores que estavam isolados comercialmente.

Com o objetivo de ajudar a diminuir as dificuldades encontradas pelos produtores e superar as desigualdades comerciais, gerando oportunidades de acesso aos mercados, as organizações passaram a debater e organizar alternativas comerciais mais justas para os pequenos produtores.

O conceito de comércio justo pode ser entendido como uma forma de empoderamento dos trabalhadores, pequenos produtores, agricultores familiares e artesãos que estão em desvantagem ou marginalizados pelo sistema convencional de comercialização. Neste sentido, o comércio justo se consolida enquanto uma estratégia de desenvolvimento sustentável dos territórios, que tem por princípio garantir que os trabalhadores envolvidos tenham melhores condições de vida e bem-estar, proporcionando o desenvolvimento em suas comunidades.

Com o objetivo de sensibilizar e subsidiar fornecedores e parceiros, o Banco do Brasil fornece o documento abaixo com o propósito de apresentar os benefícios proporcionados pela certificação orgânica e pelo comércio justo.

Conheça aqui o documento na íntegra.


 
 pxl0porbb004_www-80-25
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...