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Comitês de Cidadania

Os primeiros sinais de atividade voluntária no BB nos remetem ao final da década de 80 do século passado. Nessa altura, de forma espontânea, grupos de funcionários se organizavam para atuar em suas comunidades. É o caso do Comitê de Cidadania de Porto Alegre que começou a trabalhar informalmente em 1989 e se constituiu como entidade um ano depois.

A essa vocação para o trabalho voluntário somou-se à inspiração e o impulso para a mobilização vindo do movimento promovido pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Em 1993, ele conclamou toda a sociedade a participar de um mutirão pelo combate à exclusão social e pela promoção da cidadania das populações mais desfavorecidas. O apelo teve eco no BB, levando à criação ou ampliação de Comitês de Cidadania em diversas regiões do País.

Hoje, mais de uma década depois desse marco histórico do voluntariado brasileiro, os funcionários do Banco do Brasil continuam abraçando a causa com todo o vigor e dando continuidade à Ação da Cidadania, Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.  Estão presentes em quase todos os estados brasileiros, beneficiando milhares de pessoas em caráter permanente e contínuo.

Os Comitês de Cidadania dos funcionários do Banco do Brasil formam uma grande rede de mobilização social, mergulhada em projetos de combate à fome e à miséria que assegurem o usufruto de direitos básicos, como o direito à vida e à cidadania. Para isso, mais do que ações assistencialistas, valem-se de mecanismos de geração de emprego e renda, que permitam a melhoria das condições de vida e a emancipação das pessoas e comunidades atendidas.

Os funcionários do BB abraçam diferentes causas. Realização de oficinas profissionalizantes e cursos de alfabetização, construção de moradias, recuperação de meninos em situação de rua e promoção de campanhas de arrecadação de livros e roupas, são apenas alguns exemplos de atividades em curso.

Os comitês necessitam da efetiva atuação voluntária de pessoas para a obtenção de resultados sociais mais significativos e duradouros. A maioria estabelece parcerias municipais ou estaduais para a realização de seus projetos.

A extrema capilaridade da rede do Banco do Brasil é fator positivo para a atuação dos Comitês de Cidadania, traduzindo-se em impacto social crescente.


 
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