Sustentabilidade
acesse sua Conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Sustentabilidade
Home Sustentabilidade 
Agenda 21 do Banco do Brasil

O crescimento econômico é uma condição necessária, mas não suficiente, para o desenvolvimento sustentável, o qual pressupõe um processo de inclusão social com uma vasta gama de oportunidades e opções para as pessoas. Além de empregos de melhor qualidade e de rendas mais elevadas, é preciso que os brasileiros, todos os brasileiros, desfrutem de uma vida longa e saudável, adquiram conhecimentos técnicos e culturais, tenham acesso aos recursos necessários a um padrão de vida decente. Não pode haver desenvolvimento enquanto houver iniqüidades sociais crônicas no nosso País.

(Agenda 21 Brasileira - Ações Prioritárias. Ministério do Meio Ambiente, 2004)

História de um Compromisso

Rio de Janeiro, 1992. Realiza-se a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Cúpula da Terra - também conhecida como Rio-92. Dentre os resultados da Conferência, destaca-se a proposta de um plano de ação para o meio ambiente e o desenvolvimento no século XXI, a chamada Agenda 21, a ser adotada global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Brasília, 2004. O Banco do Brasil assume compromisso com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para desenvolver uma agenda cujas ações evidenciariam o comprometimento da Empresa com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O ato vem ao encontro de todo um trabalho realizado pelo BB, desde 2003, voltado para a definição de princípios e estratégias de responsabilidade socioambiental. Percebendo a aderência de suas intenções estratégicas com os princípios da Agenda 21, o Banco do Brasil estabelece sua Agenda 21 Empresarial.

O Banco assume, com esta iniciativa, um papel relevante no processo de criação das agendas 21 empresariais em nível nacional, estimulando outras empresas a se engajarem na questão. O Banco assina, ainda, protocolo com o MMA no sentido de disseminar a Agenda 21 na estratégia  de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Uma Agenda para a Sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade econômica, social e ambiental tornou-se uma missão do dia-a-dia do Banco do Brasil. A Agenda 21 Empresarial se viabiliza como um projeto transversal de toda a organização, projeto fundamentado no desejo e no trabalho de todos os atores que o constroem. Foi elaborada a partir dos compromissos públicos assumidos pelo BB, de referenciais oriundos de organismos fomentadores do movimento de responsabilidade corporativa em nível nacional e internacional e do resultado de um fórum de gestão de pessoas e RSA que envolveu todo o corpo funcional do BB.

A Agenda socioambiental do BB está em contínuo processo de construção. Atualiza-se constantemente, incorporando novos desafios, consolidando e aprofundando ações.

Há espaço para o crescimento sustentável. A sociedade pede produtos e serviços voltados especificamente para as questões sociais e ambientais e exige, cada vez mais, que as organizações avaliem os possíveis impactos à sociedade e ao ambiente decorrentes de suas atividades. Nenhuma empresa escapa dessa exigência, muito menos os bancos que devem fazer frente aos riscos, diretos e indiretos, inerentes à utilização de seus créditos.

A Agenda 21 do BB estrutura-se em três eixos, com os seguintes objetivos:

Negócios com foco no desenvolvimento sustentável

  • Implementar ações de apoio ao desenvolvimento sustentável
  • Financiar atividades de geração de trabalho e renda e de inclusão social
  • Financiar atividades e tecnologias ambientalmente adequadas

Práticas administrativas e negociais com RSA

  • Disseminar os princípios e fortalecer a cultura de RSA na Comunidade BB
  • Manter processos administrativos coerentes com os Princípios de RSA
  • Manter processos negociais coerentes com os Princípios de RSA
  • Fortalecer a interação com os públicos de relacionamento

Investimento social privado

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira
  • Apoiar programas relacionados à consciência e preservação ambiental
  • Apoiar programas relacionados à defesa e à promoção dos direitos humanos
  • Captar recursos para apoiar ações vinculadas ao desenvolvimento social
  • Incentivar a atuação dos funcionários em trabalhos voluntários e ações sociais

O desenvolvimento das iniciativas do BB em cada um dos eixos é fruto do engajamento e dedicação de todas as Diretorias e Unidades do Banco do Brasil e têm contribuído para a disseminação da postura de responsabilidade socioambiental no Conglomerado. O resultado dessas ações é apresentado em nossos relatórios anuais.

Agenda 21 do BB = compromisso com a sustentabilidade + compromisso com a cidadania + compromisso com o movimento de RSA

SAIBA MAIS
Agenda 21 Brasileira
Agenda 21 Locais

 
 pvmlportalbb001_www-80-5
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...