Sustentabilidade
acesse sua Conta
 
icone testeira - Acesso à Informação Bandeira Idioma Inglês
Outros Sites
Sustentabilidade
Home Sustentabilidade 
Programa Aprendiz Banco do Brasil
 InvSocialProgAdosTrab1F


Cerca de cinco mil adolescentes participam do Aprendiz Banco do Brasil em todo o País. Trata-se do mais recente programa de aprendizagem do BB, resultado de quase quatro décadas de experiência no encaminhamento de adolescentes ao mercado de trabalho. A primeira iniciativa do gênero na Empresa ocorreu em 1971.

A abrangência é uma característica básica do Aprendiz Banco do Brasil, seja pelo conjunto de ações que promove em prol do desenvolvimento de seus participantes, seja pela sua capilaridade, já que o programa está presente de norte a sul do País, nos grandes centros e também no interior.

Seu objetivo vai muito além da capacitação. O programa alia o conhecimento básico do setor bancário a valores éticos e de responsabilidade socioambiental.
Os participantes, todos eles estudantes da rede pública, são contratados por meio de entidades sem fins lucrativos conveniadas ao BB. Cabe a essas entidades proceder à seleção dos adolescentes, que devem ter de 15 anos a 15 anos e 10 meses, e cursar, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental. O bom aproveitamento escolar é fator determinante na escolha dos jovens.

O contrato firmado com os adolescentes é de dois anos, prevendo uma carga total de 1.840 horas assim distribuídas: 1.380 h de aprendizagem prática no Banco e 460 h dedicadas à capacitação teórica (processo conduzido pela entidade que seleciona o aprendiz).

Comunicação oral e escrita, raciocínio lógico e matemático, noções de planejamento, direitos humanos e trabalhistas, alternativas de geração de trabalho e renda para a juventude, preservação ambiental e formas de prevenção ao uso indevido de drogas, são alguns dos conteúdos abordados, como determinam as Portarias 615/2007 e 1.003/2008 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quando no BB, o jovem é orientado por um funcionário especialmente preparado para exercer tal função. O programa prevê avaliações periódicas de ambos, orientador e aprendiz. Este diagnóstico é fundamental para avaliar a condução e evolução do processo de aprendizagem.

O Aprendiz Banco do Brasil proporciona a seus participantes os seguintes benefícios: um salário mínimo/mês, vale-transporte e vale alimentação, 13º salário e férias coincidentes com o recesso escolar, seguro-saúde, além de curso de orientação profissional e material autoinstrucional preparatório para a Seleção Externa BB.

O programa atende aos requisitos da Lei de Aprendizagem (Lei nº10.097/00), ao Decreto 5.598/05 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conheça detalhes do programa.

 
 psbpor001_www80-26
© Banco do Brasil
Central de Atendimento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...