bb.com.br
 
 
 
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte
Espanhol Inglês
Microcrédito Produtivo Orientado.
O Banco desenvolve estratégia direcionada para a inclusão bancária, oferecendo produtos e serviços acessíveis à população de baixa renda e educação financeira.

O Microcredito Produtivo Orientado é o crédito concedido para atendimento das necessidades financeiras de pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores, no local onde é executada a atividade econômica, visando orientação e acompanhamento.

Os objetivos do BB é promover a inclusão bancária e a geração de trabalho e renda, com foco no Microcrédito Produtivo Orientado, para empreendedores de atividades produtivas de pequeno porte, no âmbito do Crescer - Programa Nacional de Microcrédito. Assim, atuando no Microcrédito Produtivo Orientado, com visão de cadeia produtiva, e contribuir para a erradicação da extrema pobreza, em sintonia com o Plano Brasil sem Miséria.

O atendimento aos empreendedores (Pessoa Física ou Jurídica) é realizado no local onde é exercida a atividade econômica, exclusivamente por funcionário do BB que recebeu treinamento para efetuar o levantamento socioeconômico, prestar orientação educativa sobre o planejamento do negócio e identificar a necessidade de crédito e de gestão voltadas para o desenvolvimento do empreendimento;

O contato com os empreendedores é mantido durante a vigência do contrato, para acompanhamento e orientação, visando o melhor aproveitamento e aplicação dos recursos, bem como o crescimento e a sustentabilidade do empreendimento;

O valor e as condições do crédito são definidos após a avaliação da atividade e da capacidade de pagamento do empreendimento, em estreita interlocução com o empreendedor, respeitando a legislação vigente e as instruções normativas do Banco relacionadas à análise de risco e estabelecimento de limite de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

A metodologia de capacitação

Baseada no relacionamento direto por meio do Agente de Crédito do BB com empreendedores. A capacitação é realizada no local onde a atividade econômica é executada:

A metodologia de atuação no MPO envolve os seguintes aspectos:

a)visita obrigatória para levantamento de dados socioeconômicos do empreendedor e do empreendimento;

b)levantamento de dados para cadastro e Limite de Crédito;

c)análise da atividade econômica desenvolvida;

d)análise da capacidade de pagamento do empreendimento;

e)auxílio ao cliente na identificação da necessidade de crédito para expansão dos negócios;

f)formalização da proposta de solicitação de crédito do cliente;

g)análise da solicitação de crédito, considerando as informações coletadas durante a visita ao empreendimento;

h)formalização da operação;

i)orientação educativa sobre a aplicação dos recursos financiados e gestão voltada para o desenvolvimento do empreendimento, durante o período do contrato;

j)monitoramento da evolução do negócio, mediante visitas periódicas ao empreendimento.

 
 
 pxl1web00004_www-externo-8
© Banco do Brasil  

Carregando ...