29/10/13

Banco do Brasil e Visa lançam cartão com tecnologia contactless

BB e Visa pretendem ampliar o uso de cartões sem contato no Brasil, permitindo que as transações ganhem ainda mais agilidade


O Banco do Brasil passa a oferecer para seus clientes, a partir da segunda quinzena de novembro, o Ourocard Visa equipado com a tecnologia Visa payWave, que permite ao consumidor efetuar pagamentos apenas aproximando seu cartão a um terminal de pagamento sem contato, realizando assim, uma transação contactless. Os cartões Ourocard são os primeiros cartões múltiplos do mundo a utilizar a tecnologia de pagamento sem contato e já há no Brasil, aproximadamente, um milhão de estabelecimentos comerciais com terminais que aceitam essa tecnologia, incluindo restaurantes, supermercados, cafés e postos de gasolina, por exemplo.

“O Visa payWave é ágil, poupa tempo e reduz os problemas de lidar com dinheiro em espécie. Além disso, a compra contactless ainda possui os mesmos níveis de segurança de um cartão tradicional", afirma Percival Jatobá, diretor-executivo sênior de Produtos da Visa do Brasil. “Investimos constantemente em tecnologias - como o Visa payWave - que garantam interoperabilidade, conveniência e segurança tanto para o portador do cartão quanto para o lojista, proporcionando assim uma experiência única no ponto de venda”, explica o executivo.

Para Raul Moreira, Diretor de Cartões do Banco do Brasil, “existe uma demanda crescente no mercado por soluções que tragam mais agilidade e praticidade ao dia a dia das pessoas, sem deixar de lado os aspectos da segurança, e o BB foi um dos bancos pioneiros do Brasil na massificação dos cartões com chip e pretende avançar agora na popularização das transações “sem contato”.

O executivo afirma ainda que o Banco é pioneiro na oferta de soluções inovadoras, a exemplo dos serviços bancários por celular, por meio de qualquer aparelho e operadora de telefonia móvel, sem restrições; o serviço de mensagens via celular, que alerta o cliente sobre cada transação feita com cartão e na conta corrente e a plataforma de mobile payments, baseadas em SMS. Agora, traz a tecnologia sem contato para os cartões Ourocard. “O uso de novas tecnologias também abre espaço para ampliação dos negócios, em função da migração dos volumes antes transacionados com dinheiro, para o cartão”, completa Raul Moreira.

O cartão Ourocard com tecnologia Visa payWave possui avançada tecnologia de rádio frequência, responsável pela comunicação com o terminal de pagamento apenas por aproximação. E é a mesma utilizada por celulares equipados com NFC (Near Field Communication), que permite ao aparelho efetuar transações contactless. A Visa já habilitou smartphones da Samsung Electronics, LG Electronics, BlackBerry, Nokia e Intel para que consumidores possam efetuar compras apenas aproximando seu telefone celular a  um terminal de pagamento.

A tecnologia contactless é a evolução do cartão com chip, lançado pioneiramente no Brasil pela Visa em 1996. Já em 2002, o Banco do Brasil e a Visa foram os primeiros a trazerem o chip EMV ao país, utilizado em larga escala. Hoje, o país está na vanguarda mundial tanto em número de cartões com chip, quanto em terminais que aceitam esse tipo de pagamento. O índice de fraude em lojas físicas desde a migração dos cartões de tarja magnética para chip caiu drasticamente.

A princípio, o Ourocard Visa com tecnologia contactless estará disponível para os clientes do Banco do Brasil portadores dos cartões Ourocard Visa nas modalidades Platinum, Platinum Estilo, Infinite e Infinite Estilo. A solicitação poderá ser feita diretamente nas agências de relacionamento desses clientes, a partir da segunda quinzena de novembro.

Sobre a Visa

A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Operamos uma das mais avançadas redes de processamento – a VisaNet - que é capaz de processar mais de 24 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios.

A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito ou taxas fixas e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes para oferecer aos consumidores mais opções: pagar agora com o débito, adiantado com o pré-pago ou tempo depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite http://brasil.blog.visa.com/

Sobre o Banco do Brasil


Maior instituição financeira da América Latina, o Banco do Brasil é líder em diversos segmentos e referência em sustentabilidade e governança. Diferencia-se pela força de sua marca e por adotar tecnologia de ponta em suas operações.

O Banco do Brasil oferece soluções, serviços e produtos nos segmentos bancário, de investimento, gestão de recursos, seguros, previdência e capitalização, meios de pagamento, entre outros. Para isso, conta com mais de 114 mil funcionários.

No Brasil, o BB possui a maior rede própria de atendimento entre as instituições financeiras e oferece aos seus clientes mais de 5.300 agências e 44 mil terminais próprios de autoatendimento, estando presente em 97% do total de municípios brasileiros. No exterior, o Banco está presente em 49 dependências, localizadas em 24 países, entre agências e escritórios de representação distribuídos em quatro continentes.

O faturamento total com cartões atingiu R$ 49,7 bilhões no 2º trimestre de 2013, crescimento de 22,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Destaque para o faturamento com cartões de crédito, que alcançou R$ 29,4 bilhões, evolução de 24,2% em relação ao 2T12. O crescimento da utilização dos cartões como meio de pagamento e instrumento de acesso às linhas tradicionais de crédito tem ampliado o seu faturamento, especialmente nos segmentos empresariais, que cresceu 28,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.




Veja Também



 pxl1web00501_www-externo-18
© Banco do Brasil
Central de Relacionamento BB - 4004 0001 / 0800 729 0001 SAC BB - 0800 729 0722 Ouvidoria - 0800 729 5678 Deficientes auditivos/fala - 0800 729 0088 Segurança
 

Carregando ...