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Cadastro de Beneficiários





Como CADASTRAR BENEFICIÁRIOS para envio de remessas ao exterior


O cadastro do beneficiário pelo Banco do Brasil no Japão é realizado no momento da solicitação de envio de remessa ao exterior, através dos formulários de remessa “Solicitação/Declaração de Remessa” e solicitação de cartão remessa ou do serviço de autoatendimento pelo “Solicitação de Cadastramento do Beneficiário e BB Japan Remittance Card”.

Dados obrigatórios do beneficiário no preenchimento do formulário:
  • nome completo do beneficiário;
  • endereço completo do beneficiário;
  • número do CPF, no caso de ordem de pagamento para o Brasil(1);
  • número do documento de identificação;
  • nome completo do banco de destino(2);
  • código ou nome da agência;
  • número da conta(3);
  • finalidade da remessa(4).

(1) Importante: Para liquidação de remessas no Banco do Brasil no Brasil, é necessário que o beneficiário compareça a das uma agências, portando CPF, RG e comprovante de endereço, e efetue ou atualize o cadastro simplificado. E para que a liquidação seja automática, basta que o beneficiário assine a "Autorização Permanente para Crédito em Conta".

Desde 23/06/2017, as remessas para correntistas de outros bancos no Brasil passaram a ser enviadas somente na moeda dólar americano diretamente do BB Japão para o "banco destinatário", podendo assim, haver cobrança de eventuais tarifas adicionais por parte de "banco(s) intermediário(s)", se houver, e "banco destinatário". Antes de solicitar o envio da remessa para correntistas de outros bancos no Brasil, certifique-se sobre possíveis custos para liquidação no "banco destinatário", precavendo-se de eventuais surpresas.

(2) Para remessas com destino a países onde não há agência do Banco do Brasil, informe também o código Swift – BIC CODE – do banco correspondente em dólares nos Estados Unidos – US Dollar Correspondent Bank, se a moeda para envio da remessa for dólar americano.

(3) Para envio de remessa aos bancos de outros países, caso o beneficiário não possua conta, o Banco do Brasil poderá solicitar informações adicionais.

(4) Finalidades de Remessa para o BRASIL:
  • MANUTENÇÃO DE RESIDENTES: Utilizado para remessas realizadas para pessoas físicas residentes no Brasil, sendo que o remetente e beneficiário são pessoas distintas.
  • DISPONIBILIDADE NO EXTERIOR: Utilizado quando o solicitante é o próprio beneficiário da operação.
  • PENSÃO: Utilizado para remessas de pensões.
  • TRANSFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO: Utilizado quando o solicitante é o próprio beneficiário da operação e ele está mudando seu país de residência, ou seja, quando deixa de morar no exterior, passa a morar no Brasil e transfere seus recursos financeiros por meio de uma ordem de pagamento. (atentar que não será emitido Cartão Remessa com esta finalidade).
  • COMPRA DE IMÓVEIS: Utilizado para aquisição de imóveis, com a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios no BB no Brasil (atentar que não será emitido Cartão Remessa com esta finalidade).
  • DOAÇÃO: Utilizado quando o beneficiário é entidade sem fins lucrativos. No momento da liquidação da remessa será necessária a entrega da cópia do estatuto social. Não pode ser utilizado para enviar remessas para Pessoa Física (atentar que não será emitido Cartão Remessa com esta finalidade).
  • OUTROS COMPROMISSOS: Utilizada quando não se enquadra em nenhuma das outras finalidades citadas anteriormente. As finalidades mais comuns utilizadas no campo "Outros compromissos" são:
● Investimento;
● Pagamento de contas;
● Pagamento de dívidas;
● Mensalidade escolar;
● Tratamento médico;
● Compra de produtos, bens ou serviços.



Caso o BENEFICIÁRIO seja PESSOA JURÍDICA, deverá apresentar a fatura (invoice) ou outro documento equivalente que comprove a origem de fabricação do produto em negociação.


Finalidades de Remessa para outros países: as finalidades são as mesmas das remessas enviadas ao Brasil, porém as mensagens são enviadas em inglês. As mais comuns são:
● FAMILY SUPPORT (Manutenção de Residentes);
● PERSONAL SAVINGS (Disponibilidade no Exterior);
● PENSION (Pensão).



BENEFICIÁRIOS DIPONIBILIZADOS nos canais de autoatendimento BB Japan Internet Banking, BB Japan Mobile Banking e BB Japan Telephone Banking


O acesso para envio de remessas através dos canais de autoatendimento BB Japan Internet Banking, BB Japan Mobile Banking e BB Japan Telephone Banking é disponibilizado automaticamente a todos os beneficiários, PESSOA FÍSICA, cadastrados, seguindo os seguintes critérios:
  • beneficiários que possuem Remittance Card ativo;
  • beneficiários de remessas envidas nos 2 últimos anos cuja finalidade tenha sido manutenção de residentes, pensão ou disponibilidade no exterior;
  • beneficiários que tiveram seu cadastro atualizado nos últimos 2 anos;
  • novo beneficiário cadastrado nos últimos 2 anos, mesmo que não tenham realizado nenhuma remessa.


Cadastros de beneficiários que não atendem os critérios acima serão INATIVADOS. Saiba como desbloquear o beneficiário clicando aqui.



Como cadastrar NOVOS BENEFICIÁRIOS para envio de remessas pelos meios remotos


Para efetuar remessas através dos meios eletrônicos (BB Japan Remittance Card, BB Japan Internet Banking, BB Japan Mobile Banking e BB Japan Telephone Banking), é necessário o cadastramento prévio dos beneficiários. Esse cadastro pode ser efetuado através de formulário “Solicitação de Cadastramento do Beneficiário e BB Japan Remittance Card”, que pode ser obtido:
  • Pela homepage do BB Japão, clicando aqui. Após preencher e imprimir o formulário, assine conforme cadastro se correntista, caso ainda não possua conta no BB Japão assine conforme documento de identificação anexado ao formulário. Encaminhe a solicitação pelo correio à agencia BB Tóquio.
  • O formulário pode ser impresso nas lojas de conveniência Seven Eleven, através do serviço NETPRINT (para mais informações sobre este serviço clique aqui) ou solicitado pelo telefone através da Central de Atendimento. Assine conforme cadastro se correntista, caso ainda não possua conta no BB Japão assine conforme documento de identificação anexado ao formulário. Encaminhe a solicitação pelo correio à agencia Tóquio.
  • Nos plantões itinerantes, clique aqui para ver Tabela de Plantões.
  • Unidades do BB no Japão, clique aqui.


O envio de remessa pelos canais de autoatendimento só é possível para as seguintes finalidades:
  • Manutenção de Residentes (envio de valores para sustento de familiares)
  • Pensão Judicial
  • Disponibilidade no Exterior (envio de valores para a sua própria conta em seu país de origem)


Após cadastramento do beneficiário, o serviço para envio de remessa é liberado automaticamente para os canais de autoatendimento BB Japan Internet Banking, BB Japan Mobile Banking e BB Japan Telephone Banking.

Para receber o BB Japan Remittance Card, assinale o campo no formulário referente à solicitação de cartão remessa. Você poderá ter 5 cartões para remessa ativos. Para mais detalhes sobre o o BB Japan Remittance Card clique aqui.



Como desbloquear o BENEFICIÁRIO INATIVO


Solicite o desbloqueio enviando carta assinada conforme cadastro à agência BB Tóquio, ou através dos operadores da Central de Atendimento.
Informe:
  • nome completo do beneficiário;
  • número do cadastro do beneficiário. Caso não tenha esta informação, informe os dados bancários do beneficiário (banco de destino, agência e número de conta).


Atenção: Para desbloqueio do beneficiário, seu cadastro no Banco deve estar atualizado.

 
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