bb.com.br
 
 
 
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte
日本語
Cuidado com golpes e fraudes de transferência bancária

Conheça os tipos de golpes e fraudes de transferência bancária (Furikome sagui) mais comuns e saiba como se proteger para não ser a próxima vítima

Golpe da ligação telefônica representando uma autoridade
O golpista faz uma ligação telefônica passando-se por um advogado, policial ou outra autoridade oficial e sugere que a vítima faça um depósito ou remessa dizendo, por exemplo: “Seu filho provocou um acidente, e para resolver a situação é necessário que você pague determinada quantia”.

Golpe do pedido de remessa para o exterior
A vítima recebe um e-mail ou carta informando-lhe que poderá receber uma recompensa caso permita a utilização de sua conta bancária para uma remessa ao exterior. Após a vítima aceitar a proposta e depositar os valores referentes à taxa de remessa e outras tarifas de serviço, não consegue mais entrar em contato com o golpista. * Mesmo que você realmente receba uma recompensa por permitir a utilização de sua conta, poderá ser incriminado pela realização de uma remessa de forma ilegal.

Golpe da cobrança indevida
A vítima recebe um e-mail ou cartão postal solicitando o pagamento de tarifas pela utilização de websites e outros serviços pagos de internet que na realidade não acessou ou utilizou.

Golpe da falsa garantia de empréstimo
A vítima recebe um e-mail ou anúncio de mala-direta com a oferta ou promessa de empréstimo, enviado por um golpista passando-se por uma instituição financeira. Caso a vítima entre em contato com a suposta instituição financeira, é persuadida a depositar determinada quantia previamente como taxa de garantia do empréstimo.

Golpe da restituição ou benefício falso
O golpista entra em contato com a vítima informando-lhe que ela tem direito a uma restituição ou benefício relacionado ao pagamento de impostos ou despesas médicas. Após alertar a vítima que ela pode perder o direito à restituição caso não efetue os procedimentos sugeridos, procura induzi-la a dirigir-se a um ATM. Em seguida, a vítima é orientada por telefone ou e-mails a seguir os passos indicados para efetuar um depósito.

* Atenção! Os ATMs do Japão não possuem uma função específica para receber fundos utilizando cartões de saque (cash card). Ainda, em nenhuma hipótese as prefeituras locais ou os órgãos do Ministério de Assuntos Internos e Comunicação (Soumusho) solicitarão a realização de procedimentos em ATMs.

Fique atento aos pontos abaixo e evite a ocorrência de fraudes:
- Ao receber solicitações de pagamentos em dinheiro com valores elevados ou cobranças das quais você não se recorda, procure certificar-se da procedência da solicitação antes de efetuar depósitos ou outras transações.
- Nunca siga instruções de operação de ATMs recebidas por terceiros pelo celular.
- Nunca responda e-mails nem aceite ofertas suspeitas provenientes de fontes desconhecidas.
 
 PXL1WEB00503_www-externo-15
© Banco do Brasil
Central de Atendimento Termos e condições dos produtos e serviços Políticas e documentos legais Disclosure
 

Carregando ...