bb.com.br
 
 
 
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte
日本語
Princípios de Governança Corporativa do BB Japão
8 de agosto de 2019

1 – Introdução


Os Princípios de Governança Corporativa do BB Japão refletem as políticas definidas para o Conglomerado Banco do Brasil, presentes nos respectivos Código de Governança e Código de Ética e Normas de Conduta Profissional do Banco do Brasil, bem como os princípios regulatórios vigentes no Japão.


O BB Japão segue o Programa de Integridade do Banco do Brasil e as leis e regulamentos locais relativas ao combate à corrupção.


2 – Considerações Básicas


Comprometemo-nos com a transparência, a prestação de contas, a equidade, a responsabilidade socioambiental e o combate ao uso do sistema financeiro para lavagem de dinheiro e forças antissociais, por meio de procedimentos normatizados, treinamento de seus funcionários e utilização de ferramentas de monitoramento que alinham o comportamento dos executivos ao interesse dos stakeholders e da sociedade.


3 – Credibilidade


Estamos cientes de nossas responsabilidades sociais e o caráter público de nossas atividades; por isso manuseamos com cuidado e responsabilidade as informações, inclusive a de clientes.


Buscamos o estabelecimento de credibilidade pública duradoura por meio da condução saudável e apropriada das operações, e divulgação tempestiva e apropriada de informações corporativas.


4 – O Cliente


Priorizamos o atendimento ao cliente, seus anseios e necessidades por serviços financeiros, e buscamos detectar e atender suas necessidades.


5 – Código de Ética e Normas de Conduta


Disseminamos o Código de Ética por toda a Empresa, orientando os funcionários na condução dos negócios e no relacionamento com os diversos stakeholders.


Pautamos, através de nossos diretores e funcionários, as ações no Código de Governança Corporativa e nas Normas de Conduta Profissional, na condução diária dos negócios, colocando em prática os princípios de gerenciamento e controles internos do Conglomerado Banco do Brasil, construindo cultura corporativa que se distingue pela integridade e justiça, adaptando-os às leis e regulamentos e às melhores práticas dos países onde atuamos.


Disseminamos e compartilhamos esses valores no relacionamento interno e externo com os diversos segmentos da sociedade e estimulamos a reflexão sobre o exercício profissional responsável, viabilizando o contínuo aperfeiçoamento das Normas de Conduta Profissional e um elevado padrão ético na Organização.


Conduzimos os negócios dentro de alto padrão ético, garantindo alta transparência e honra, não divulgando informações que não sejam verdadeiras.


Adotamos, dentro dos valores éticos que fundamentam nossas relações, os seguintes valores como prioritários e comuns a todos os relacionamentos: justiça, responsabilidade, confiança, civilidade e respeito.


6 – Confidencialidade


Não divulgamos nenhuma informação de nossos clientes, que tenham sido legitimamente obtidas no curso dos negócios, sem o consentimento dos mesmos.


7 – Compliance


Conduzimos nossas atividades em regime de estrita observância de leis, regulamentos locais e normativos internos, respeitando as melhores práticas de gerenciamento e controles internos internacionalmente reconhecidas.

Contamos não somente com estrutura de Compliance e Controles Internos, mas também com Auditoria Interna independente para garantir a adesão ao Código de Governança Corporativa, Código de Ética e Normas de Conduta Profissional, e Leis e Regulamentos dos países onde atuamos.


Observamos sempre a conformidade com as Leis e Regulamentos dos países e áreas de negócios em que atuamos, respeitando e honrando as obrigações impostas pelas autoridades reguladoras.


7.1 – Proteção ao Cliente


Temos consciência da importância de proteger os clientes, provendo informações necessárias para a utilização de nossos serviços.


Oferecemos produtos e serviços que melhor atendam às necessidades dos clientes, fazendo recomendações de produtos e/ou serviços que condizem com o perfil de conhecimento, experiência e objetivo da adesão ao produto e/ou serviço de cada cliente.


Não poupamos esforços para prestar orientações e informações claras, confiáveis e tempestivas sobre as características e riscos inerentes aos nossos produtos e serviços, certificando-nos do pleno entendimento por parte dos clientes de forma a permitir-lhes a tomada de decisão consciente nos negócios.


Somos receptíveis às reclamações, consultas, sugestões e opiniões dos clientes e as consideramos para a melhoria do atendimento, dos produtos e dos serviços. Adotamos uma postura proativa em relação à identificação das necessidades dos clientes através de pesquisas de opinião junto a esses.


7.2 – Proibição de Negócios Injustos


Com base nos princípios de gerenciamento de conflito de interesse, não oferecemos ou sugerimos, sob nenhuma hipótese, negócios aos clientes valendo-se de qualquer posição de vantagem em que possamos nos encontrar.


Empenhamo-nos para não causar, intencionalmente, perdas aos clientes visando o lucro do Conglomerado ou de suas empresas. Ainda, gerenciamos adequadamente as condutas que possam gerar conflito de interesse entre o Banco e o cliente, ou entre clientes.


Adotamos as medidas necessárias e apropriadas para garantir a segurança da informação pessoal dos clientes e não fornecemos qualquer informação pessoal dos clientes para terceiros (incluindo empresas do Conglomerado), sem a prévia autorização dos clientes, com exceção daquelas permitidas por lei. Da mesma forma, não fazemos uso de informações não divulgadas publicamente, obtidas no relacionamento com o cliente, seja no interesse do funcionário que obteve acesso à informação, seja no interesse do Conglomerado. Tomamos especial cuidado para que não haja compra e venda de ações aproveitando-se dessas informações confidenciais.


8 – Direitos Humanos e Meio Ambiente


Respeitamos a individualidade e buscamos a manutenção da harmonia com a sociedade, colocando devida importância na proteção do ambiente global.


Respeitamos a humanidade e repelimos preconceitos e discriminações de gênero, orientação sexual, etnia, raça, nacionalidade, religião ou de qualquer espécie que violem os direitos humanos.


Promovemos a qualidade e harmonia do ambiente de trabalho, para que não haja injustiça, atos de assédio sexual e abuso de poder que afrontem a dignidade humana.


Defendemos a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.


9 – Combate às Forças Antissociais, Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo


Mantemos postura resoluta contra as forças antissociais que ameaçam a ordem e a segurança pública.


Não permitimos a utilização de nossa estrutura e serviços para prática da lavagem de dinheiro proveniente de crimes de corrupção, financiamento ao terrorismo, sequestro, tráfico de drogas e de armas, entre outros.


Temos o compromisso da prevenção e combate à lavagem de dinheiro para com a sociedade como forma de combater a prática de crimes que ameaçam os poderes constituídos e a ordem democrática, lesam os interesses coletivos e degradam a condição humana.


Não mantemos relação com SHELL BANKS.



 
 PXL1WEB00503_www-externo-15
© Banco do Brasil
Central de Atendimento Termos e condições dos produtos e serviços Políticas e documentos legais Disclosure
 

Carregando ...