<< Voltar

O que é crédito?
 BotaoDicasFin

Crédito é um termo que traduz confiança, e deriva da expressão “crer”, acreditar em algo, ou alguém. O crédito, sob o aspecto financeiro, significa dispor a um tomador, recursos financeiros para fazer frente a despesas ou investimentos, financiar a compra de bens, etc..

Seguindo a seqüência de nossa jornada de educação financeira básica, com o tempo, aqueles primeiros “bancos” ou casas de crédito, verificaram que, nem todos os clientes que haviam depositado seus metais preciosos como ouro e prata, faziam o resgate ou retirada ao mesmo tempo. As pessoas, por segurança, mantinham os seus valores depositados nestes primeiros bancos, até por serem mais seguros e confiáveis.

Ao mesmo tempo, já haviam pessoas, como os mercadores e os primeiros empreendedores no ramo da tecelagem, que necessitavam de recursos para expandir os seus negócios. Os bancos então passaram a emprestar os valores depositados, em troca de uma remuneração pelo uso do dinheiro, durante o tempo em que o mesmo fosse utilizado. Nasce a expressão mais conhecida do “juro”, que é a remuneração paga pelo uso do dinheiro no tempo.

Os primeiros bancos emprestavam para comerciantes, exigindo garantias. Também emprestavam a reis e imperadores, financiando suas guerras e seu luxo.

Hoje o crédito tem que ser responsável: empréstimos e financiamentos concedidos devem gerar consumo consciente, empregos, e suas ações não podem prejudicar a natureza.

O microcrédito popular, disponibilizado aos clientes com limite calculado pelo Banco, tem como objetivo possibilitar a melhoria das condições sociais e financeiras do cliente, que deve ser consciente de que o crédito deve ser honrado, pois o Banco está confiando a ele recursos de terceiros, e espera que o cliente efetue o pagamento nas datas aprazadas.

 PXL1WEB00507_www-externo-4
© Banco do Brasil  

Carregando ...