<< Voltar

Juros
 BotaoDicasFin

Como vimos no tópico “O que é o crédito”, o juro é a remuneração paga pelo uso do dinheiro no tempo. É calculado sobre o valor do dinheiro que o cliente pediu emprestado e leva em conta o tempo que vai demorar para ser devolvido ao banco. Os juros são calculados, normalmente, a cada mês, mas podem também ser calculados por dia ou por ano, depende do tempo que o cliente ficar com o dinheiro.

Os bancos usam uma forma abreviada de dizer isso ao cliente. Chamam, por exemplo, de taxa de juros de 2% a.m. (ao mês). Quer dizer que se o cliente pegar R$ 100,00 emprestado para pagar em 1 mês, ele deve R$ 102,00 ao final deste mês.

Hoje, os bancos apresentam aos clientes o CET, custo efetivo total, que demonstra o custo total, em termos percentuais, do dinheiro que se deseja tomar emprestado. O CET deve ser sempre divulgado por exigência da Resolução CMN nº 3.517 de 06.12.2007.

No caso do Banco Popular, para conhecer o custo efetivo total, aos juros devem se somar a taxa de abertura de crédito (TAC) e o imposto sobre operações financeiras (IOF). O cliente do BPB pode saber exatamente qual será o custo efetivo total de seu empréstimo, dirigindo-se ao ponto de atendimento mais próximo e solicitando um simulação do crédito.

Para saber mais sobre o CET, acesse:

 pxl1web00004_www-externo-8
© Banco do Brasil  

Carregando ...