<< Voltar

Banco Popular do Brasil e MDS firmam parceria de microcrédito

O  Banco  Popular  do Brasil  e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS firmaram ontem, 12, um acordo de cooperação técnica para implementação  de  ações   de  inclusão  produtiva  no  campo  das microfinanças.  O  ato formal ocorreu durante a cerimônia de comemoração dos quatro anos de criação da pasta,  em  Brasília,  que  contou  com  a presença  do  presidente  da  República  Luís  Inácio  Lula da Silva, do vice-presidente José de Alencar e de diversos ministros.               
                                                                       
Assinaram o documento o presidente  do  Banco Popular do Brasil,  Robson Rocha, e o ministro do MDS,  Patrus Ananias.  Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente de Varejo e Distribuição, Milton Luciano, o   vice-presidente de Governo,   Luiz   Alberto   Maguito   Vilela,   o vice-presidente de Agronegócios, Luís Carlos Guedes Pinto e o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável, Paulo Frazão.
              
Equipes do  Banco Popular e  do MDS elaborarão planos específicos para o oferecimento de produtos e serviços bancários aos beneficiários do Bolsa Família,  tais  como:  conta corrente  simplificada,  linhas  de crédito produtivo orientado, seguro de vida, conveniência bancária  (recebimento de contas de água, de luz, de telefone e boletos bancários). Também está prevista  a  implantação   de   novos   bancos   comunitários   para  as comunidades-foco dos programas do MDS.                                 
                                                                       
O banco comunitário é um sistema de economia  local,  que  conta  com  a gestão feita  pela  própria  comunidade  e  com  um sistema integrado de desenvolvimento,  caracterizado  pela  criação  de  mercado  solidário e alternativo entre as famílias.  Já foram instalados,  em  parceria com o Banco Popular, dez bancos comunitários nos Estados do Ceará,  Maranhão e Piauí, incluindo municípios desassistidos de agências bancárias.       


Para dar forma a essa iniciativa,  o  Banco Popular do Brasil,  além  de viabilizar   os   recursos   financeiros,   disponibiliza  tecnologia  e equipamentos. Essas  ações  complementam os programas do MDS  e  visam garantir a promoção da cidadania. 

 PXL1WEB00507_www-externo-4
© Banco do Brasil  

Carregando ...