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O Banco do Brasil enxerga seus clientes e potenciais clientes, antes de tudo, como cidadãos. A partir de sua postura social e ambientalmente responsável, na busca de identificação com o cliente o Banco do Brasil vai além do atendimento às necessidades do consumidor para corresponder às expectativas do cidadão, como pode ser inferido pelos seguintes compromissos:



  • oferecer tratamento digno e cortês, respeitando os direitos do consumidor;
  • estimular a comunicação dos clientes com a Empresa, sendo receptivo às opiniões da clientela e considerando-as na melhoria do atendimento, dos produtos e dos serviços;
  • prestar orientações e informações claras, confiáveis e tempestivas, para permitir aos clientes a melhor decisão nos negócios, preservando o sigilo próprio da atividade bancária.


No desenvolvimento e no aperfeiçoamento de produtos e serviços, o Banco leva em consideração as expectativas de seus milhões de clientes. Por exemplo, as áreas negociais do BB vêm promovendo encontros - os Fóruns de Clientes e Gerentes. Nesses fóruns são debatidas formas de aperfeiçoamento dos processos e dos produtos e serviços bancários sob a visão do cliente. A proposta permitirá ao Banco melhor identificar e compreender os valores e as necessidades a serem desenvolvidos.

Outra ação de relevo, no campo da responsabilidade socioambiental, é a Ouvidoria BB (antigo BB-Responde), lançada em abril de 2005, e destinada ao acolhimento de reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos clientes e cidadãos. É a porta de entrada de críticas e sugestões daqueles públicos e evidencia que o Banco prestigia a opinião do cliente e da sociedade, razão de existir de qualquer empresa.

No tocante ao atendimento à população de menor renda, o Banco proporciona oportunidades de inserção no sistema financeiro via sua estratégia Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).


A estratégia DRS baseia-se em um modelo de negócio que tem por objetivo promover o desenvolvimento das regiões onde o BB atua, gerando trabalho e renda de forma sustentável, inclusiva e participativa, por intermédio da adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Já o Banco Popular do Brasil, subsidiária integral do BB, oferece serviços à população de menor renda. A empresa atende pessoas que têm renda equivalente a três salários mínimos e que não têm nenhum tipo de conta em outros bancos. Atua preferencialmente junto aos trabalhadores do setor informal, residentes em áreas urbanas de todo o país.

Para maiores informações sobre o relacionamento do Banco do Brasil com seus clientes e o que vem sendo desenvolvido a respeito acesse o Relatório Anual.

 
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